O Instagram começa a remunerar a publicação de vídeos e lives

Ganhar dinheiro publicando vídeos? O Instagram avisou que chegou a hora de começar os testes para monetizar vídeos no IGTV. Os vídeos receberão parte do investimento feito dos anúncios inseridos na sua publicação e as lives a doação dos fãs. Essa é mais uma maneira de participar das redes obtendo lucro. Pra quem não sabe o IGTV é o aplicativo de vídeo do Instagram, que foi lançando em 2018. Alguns diziam que o objetivo era concorrer com o Youtube, mas até hoje não incomodou o líder. O Instagram não desistiu e agora quer remunerar os criadores de conteúdo, a exemplo Youtube, para estimular mais postagens de vídeo. Que tal se preparar para ganhar dinheiro com isso?

Formato vertical melhora audiência para monetizar vídeos no IGTV

De acordo com a plataforma Buffer o vídeo vertical tem performance melhor que outros formatos nas redes sociais. Não à toa, o Youtube, segundo lugar em usuários do mundo, entendeu a força do terceiro e quarto lugares, Facebook e Instagram, e incorporou o formato de vídeo vertical (16:9) na sua plataforma. Essa vantagem mostra que muitos criadores de conteúdo ficarão interessados nessa nova fase do IGTV.

Veja como o Instagram vai monetizar vídeos no IGTV

Para viabilizar a remuneração o IGTV testa duas formas de patrocínio

Uma é a inserção de anúncio de 15 segundos da marca patrocinadora na abertura do vídeo, outra é pela doação em dinheiro de quem assiste lives. Os testes já começaram no Estados Unidos, para depois serem espalhados pelo mundo.

Confira o que o Instagram publicou

“A partir da semana que vem, apresentaremos anúncios no IGTV, nosso vídeo de formato longo. Os anúncios IGTV aparecerão no início, quando as pessoas clicarem para assistir a vídeos IGTV a partir de visualizações no feed. Os anúncios em vídeo serão criados para os celulares com a duração de até 15 segundos, testaremos várias experiências nos anúncios IGTV ao longo do ano, a função de pular o anúncio será implementada, para garantir que o resultado final funcione bem para pessoas, criadores e anunciantes “.

Anúncios e doações

No teste inicial, os criadores receberão uma participação de 55% de todos os anúncios publicados nos vídeos. É a mesma comissão que o YouTube oferece. Isso deverá estimular os criadores a incrementar a produção para monetizar vídeos no IGTV.

Lives

Na transmissão ao vivo ou live (laive), que aumentou 70% nesse período da pandemia, o Instagram vai possibilitar a doação de uma pequena quantia do fã para o criador, identificada na live por um crachá (badge). Essa doação irá diretamente para o criador da live. É uma maneira de facilitar o apoio financeiro de quem assiste shows, palestras ou aulas ao vivo. Prestígio e vaidade. A identificação do fã no momento da doação possibilitará o reconhecimento dele pelo apresentador e de outros fãs. “Os crachás aparecerão ao lado do nome de uma pessoa durante o vídeo ao vivo. Os fãs que compraram crachás na live se destacarão nos comentários e desbloquearão recursos adicionais, incluindo colocação na lista de criadores de crachás e acesso a um coração especial”, diz o texto oficial do Instagram. A doação poderá ser uma “espécie de ingresso” voluntário para a apresentação para monetizar vídeos no IGTV. Veja como o doador aparece nos comentários.

Monetizar videos no IGTV

O Instagram disponibilizou um link para os criadores de conteúdo se inscreverem nesse programa clique aqui

Que tal? Gostou dessa novidade que vem por aí. Ela vai chegar e você pode ir se preparando para aproveitar este estímulo financeiro para o seu negócio recebendo parte do investido em patrocínio ou produzindo conteúdo, mas suas ações devem estar em sintonia com a estratégia de marketing digital da sua empresa para vender mais seus produtos, serviços, ideias ou causas. Aqui vai uma dica, se você quer ganhar dinheiro como empreendedor do seu negócio na internet, mas ainda não entende como funciona um empreendedor digital, por isso sugiro que conheça o livro Empreendedorismo Digital, clique e baixe agora mesmo, é um e-book gratuito que mostra em detalhes esse segmento da economia. 

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fale comigo pelo e-mail [email protected] ou coloque nos comentários dessa coluna.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

WhatsApp chat