Nota de Esclarecimento sobre o Bulevar Rio Boa Vista (Rua Dr. Astolfo de Araújo) – Vila Mariana

Diante da difusão de notícias incorretas sobre as obras da Rua Astolfo de Araújo, por onde corre o Rio Boa Vista (ou Caaguaçu, em tupi), uma “viela sanitária” que pertence à prefeitura, o Conselho Participativo da Vila Mariana (CPM) vem esclarecer que, além das obras de drenagem para diminuir os alagamentos da região, está previsto a implantação de um “Bulevar”, a partir da abertura parcial do córrego Boa Vista para tornar o local uma rua socioambiental, de fruição pública, com acessibilidade exclusiva para pedestres.

O recurso, recebido da Prefeitura através do CPM, foi designado para atender à drenagem e valorização do local. Estando previsto um reservatório de retardo para os dias de chuva, desobstrução e ampliação de galerias, novas grelhas que permitem a visualização do córrego Boa Vista, além de novo pavimento e paisagismo para a rua e calçadas.

O intuito é prosseguir na proteção dos cursos d’água da Vila Mariana, que teve início com os passeios às rotas dos rios – partindo da Praça Arquimedes; a revitalização da nascente do Sapateiro; a proteção da Chácara das Jaboticabeiras, entre outros.

A obra do Bulevar Rio Boa Vista, também fundamenta-se no Plano Diretor de Drenagem (PDD) e no Caderno de Drenagem da bacia do Sapateiro, da SIURB, Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura do Município de São Paulo, que contempla a “Rota Rememorativa”, um conjunto de obras socioambientais e ações integradas ao percurso do Rio Boa Vista, até os lagos do Ibirapuera.

Veja mais aqui:


E aqui:
Secretaria de Obras apresenta seis novos Cadernos de Drenagem
Ações propostas beneficiam mais de 2,3 milhões de paulistanos


Apoiadores
CPM VM – Conselho Participativo Municipal Vila Mariana
AVM – Associação de Moradores da Vila Mariana
CADES VM – Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz
(Conselheiros da Sociedade Civil)
Conseg Paraíso / Vila Mariana (conselho de Segurança)