No meio do mar

No mês de março, a convite de minha filha e genro, fui fazer um cruzeiro no navio “Costa Mágica”. Saímos de Santos em direção ao Rio de Janeiro e, depois, à Argentina e ao Uruguai. Eu, que não conhecia o Rio, fiquei maravilhado com a cidade, um verdadeiro cartão de visitas do Brasil. Visitei o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, que está sendo restaurado.

De lá, fomos para Buenos Aires e minha impressão foi como se estivesse em um país europeu. Visitamos diversos pontos turísticos da cidade e aproveitamos para assistir as danças típicas, como o Tango e a Milonga. Seguimos, então, para o Uruguai, com suas grandes avenidas. A maior emoção foi estar dentro do navio (na foto, estou ao lado do capitão). Fiquei impressionado com o seu tamanho. Parecia uma cidade em clima de festa, com shows diferentes todas as noites.

Olhando todo aquele mar, fiquei imaginando meus avós durante a viagem da Itália para o Brasil – claro que em uma embarcação bem mais humilde. Cheios de esperanças, para fazer uma vida melhor na “Nova América” – era assim que os imigrantes italianos chamavam o Brasil. Meus avós fizeram a vida na Vila Mariana, para que eu pudesse, também, sentir como é estar no meio do mar. Só que de um jeito bem diferente: em um passeio repleto de luxo!