Natal Natural

Convidamos os proprietários do restaurante Natural da Vila para indicar uma receita especial para os nossos leitores. A seguir, eles dão a dica de uma ceia colorida e nutritiva para as festas de final de ano

 O Natal e o  Réveillon, em todo o mundo, são ocasiões de confraternização e celebração que, de modo geral, envolvem refeições fartas no encontro de diversos povos e etnias, com seus costumes e pratos típicos.

O Brasil é um país composto por várias raças, que agrega a tradição de cada uma delas, acrescentando pitadas de diferentes costumes dos muitos povos que o habitam. Por isso, aqui as ceias são fartas e mesclam pratos típicos com muitas frutas e legumes, tornando possível uma mesa com aparência agradável. 

Das carnes brancas, como a do peru, podemos extrair os aminoácidos essenciais, ferro, ácidos graxos, ômega-3, vitaminas B12, B2 e menor quantidade de gorduras saturadas. Pode-se abusar do colorido dos alimentos nacionais, das frutas, dos legumes e das verduras, típicos nessa época do ano — como manga, uva, amora, morango, maçã, melancia e melão, ricos em carotenoides, licopeno, vitamina C, bioflavonoides, resveratrol etc. Além dos folhosos verdes, dos vegetais crucíferos (como couve-flor e brócolis), dos legumes amarelo-alaranjados, das verduras claras, entre outros, que são ricos em ácido fólico, cálcio, carotenos, vitaminas e minerais, com os quais podemos criar belos pratos, muito nutritivos.

Vale ressaltar o alto valor nutricional das oleaginosas, que apresentam grande quantidade de elementos como magnésio, manganês, selênio, vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido oleico… Todos eles são essenciais para a boa alimentação e podem ser encontrados em amêndoas, pistaches, nozes, castanhas e outras sementes natalinas. Frutas secas, como uva-passa, damasco e ameixa, além de deliciosas e nutritivas são ricas em fibras.

Nossa ideia de receita foi misturar ao arroz outros alimentos coloridos, para torná-lo mais saboroso (use o arroz integral, que tem grande concentração de cromo, vitaminas do complexo B, magnésio, beta-glucanas, carboidratos complexos etc.), combinando perfeitamente com carnes de aves ou de peixe. Às farofas, a dica é adicionar ovos, passas, legumes ou frutas, a fim de tornar o prato mais gostoso e sofisticado.

Manter a tradição não significa esquecer os princípios da alimentação equilibrada. É bem viável criar uma ceia de Natal leve, na qual se pode abusar de temperos e ervas finas, evitando carnes gordas.

Procure comer de forma adequada e moderada, afinal satisfação não é sinônimo de excessos. Aproveite e comemore! Desde já, nós, do Natural da Vila, desejamos a todos feliz Natal e um excelente ano de 2011, com muita saúde e paz!

Arroz natalino

INGREDIENTES:

½ kg de arroz integral, 150g de trigo em grão, 150g de cevada em grão 

150g de centeio em grão, 150g de quinua em grão, 100g de arroz selvagem 

100g de nozes picadas, 100g de amêndoa crua sem pele, 100g de damasco picado 

100g de uva-passa, Cebola, alho, azeite e sal a gosto 

MODO DE PREPARO:

Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescentando o arroz integral e a água  e cozinhe.

Em panelas separadas, cozinhe cada um dos demais grãos em água fervente. O tempo de cozimento varia de um ingrediente para outro. Em média, vai de 10 a 30 minutos.

Doure as amêndoas no azeite. Por fim, misture todos os itens e sirva. Serve 12 porções.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

WhatsApp chat