À Moda Quinoa

Se há tendências para a moda, há também modas gastronômicas. E a Quinoa é a rainha da vez entre os aficionados por um corpo mais saudável. Por ser um dos alimentos funcionais que promovem uma digestabilidade maior, um melhor trânsito intestinal e, por isso, é absorvido mais facilmente pelo organismo.
Grão de poderosas qualidades protéicas tem tudo a ver com a qualidade de vida e manutenção da boa forma.
Originário da região dos Andes, a Quinoa já era cultuada pelos incas antes da descoberta da América pelos europeus. Com o início da civilização espanhola, foi substituída pela cevada e seu cultivo diminuiu. Anos depois, o arroz substituiria a cevada e imperaria soberano em inúmeras receitas.
Recentemente a Quinoa foi redescoberta pelos esportistas, já que é rica em aminoácidos essenciais. Suas vantagens não param por aí: também é uma ótima fonte de zinco, potássio e magnésio. Suas folhas, que também podem ser consumidas, são ricas em fibras e vitamina A.
O mundo está mudando e sabemos disso. Não mais existe um centro único de referência culinário, mas vários.  Que tal então experimentarmos uma nova forma de acompanhar nosso tradicional feijão de cada dia?

CREME DE FEIJÃO COM QUINOA, CRISP DE COUVE 

E CONFETES DE BACON

INGREDIENTES

CREME DE FEIJÃO: 2 colheres (Sopa de óleo de milho), 1 cebola micro picada
3 dentes de alho micro picados, 2 talos de salsão (sem as folhas) micro picado,
2 xícaras (chá) de abóbora japonesa micro-picada, 2 xícaras (chá) de feijão preto cozido, 1 xícara (chá) de caldo de feijão, 1 colher (café) de páprica doce
sal e pimenta a gosto.
QUINOA: 2 xícaras de (chá) Quinoa, 3 cebolas grandes em fatias bem finas, 100g de manteiga, 1 colher (sopa) de óleo, sal a gosto
CRISP DE COUVE: 1 maço de couve em fatias bem finas, óleo para fritura em abundância
CONFETE DE BACON: 200g de bacon micro picado

PREPARO

CREME DE FEIJÃO: Aqueça o óleo e refogue juntos a cebola, o alho, o salsão e a abóbora até ficarem macios. Por último salpique a páprica doce.
No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata até formar um purê. Peneire e corrija o sal e pimenta reserve.
QUINOA: Cozinhe a Quinoa em água e sal até ficar macia. Uma vez cozida, escorra a água que sobrar. Doure as cebolas na manteiga e óleo até ficarem na cor caramelo, retire e coloque sobre  papel toalha.
Junte as cenouras com a Quinoa e misture delicadamente.
CRISP DE COUVE: Em óleo abundante e bem quente, coloque pequenos punhados de couve até parecer que está crocante.
Retire e escorra em papel toalha.
CONFETE DE BACON: Em fogo brando, frite o bacon na própria gordura até ficarem crocantes. Retire e escorra em papel toalha.

MONTAGEM

No centro de um prato raso, coloque um aro de metal e preencha com a Quinoa (aperte bem) Em volta, coloque o creme de feijão.
Em cima da Quinoa, coloque uma porção de Crisp de Couve, retire o aro e salpique o confete de bacon. Bom apetite!