Fernanda Bianchini

Aos 15 anos de idade, a bailarina Fernanda Bianchini começou, voluntariamente, a ensinar balé clássico para deficientes visuais. Aprendeu com a prática e os sentidos e fundou, sete anos depois, uma associação que leva o seu nome. Desde então, dedicou-se aos estudos para criar o reconhecido método de balé para cegos. Após duas décadas, e três filhos na bagagem, a Companhia Ballet de Cegos conta com mais de 200 alunos em vários cursos gratuitos. Suas bailarinas são conhecidas no Brasil e no Exterior, apresentando-se em vários países — em 2002, encerraram a festa das Paraolimpíadas em Londres. O Pedaço da Vila conversa, a seguir, com a professora, que recorda os primeiros passos do projeto, destaca a sensibilidade do toque para a criação de seu método de ensino; explica a importância das doações para manter a associação e revela o seu maior sonho: conquistar uma sede para ampliar os cursos e os alunos

Pedaço da Vila: Você começou a ensinar balé clássico para cegos e criou um método de ensino referência no mundo. Quais foram os primeiros passos?

Fernanda Bianchini: O projeto teve início por um desafio que foi lançado em minha vida quando tinha 15 anos de idade. Durante uma visita ao instituto de Cegos Padre Chico, no Ipiranga, onde meus pais eram voluntários, uma das irmãs do instituto,  ao saber que eu era bailarina, me perguntou se era possível um cego aprender balé clássico. Eu disse que eu não sabia, pois me considerava incapaz de fazer um projeto tão especial assim. Fazia balé desde os 3 anos de idade. Então meu pai falou: “filha, nunca diga não a um desafio, pois é dele que partem os maiores ensinamentos de nossas vidas”. Essas palavras entraram em minha vida e no meu coração e me acompanham até hoje. Estou há quase 21 anos realizando esse trabalho voluntário que só me enriqueceu como ser humano. Os alunos e alunas têm me ensinado muito. Todos os dias eu aprendo a fechar os olhos da visão, que são extremamente preconceituosos, e a abrir os olhos do coração. 

Pedaço da Vila: Sem nenhuma experiência como professora, como foram os primeiros contatos com as alunas cegas? 

Fernanda Bianchini: No primeiro dia, achei que ao chegar na sala de aula todas as alunas estariam prontas. Mas vi que elas estavam de cabelo solto e sem a roupa adequada. Ao me apresentar como professora, as meninas começaram a me tatear para me conhecer. Eu achei muito lindo! Eu precisei apresentar tudo para elas, ensinar que era preciso usar sapatilhas, a fazer o coque, a usar a meia-calça, o collant. Meus pais me ajudaram muito, compraram tudo o que precisava para que elas pudessem dançar. Quando fui ensinar o primeiro passo de balé, eu pedi para elas imaginarem que estavam saltando dentro e fora de um balde, para terem a dimensão da abertura e do salto. Aí uma aluna levantou a mão e me perguntou como era um balde, pois nunca tinha ‘visto’ um. Foi nesse momento que eu percebi o quanto precisava entrar no mundo dos cegos, entender as suas dificuldades, para aí, então, apresentar o mundo da dança clássica para elas. Era o que eu estava disposta a ensinar! E foi nessa troca que eu fui construindo o método de balé para cegos.

Pedaço da Vila: O método Ballet de Cegos foi construído pela intuição. De que maneira o conhecimento acadêmico foi importante para consolidá-lo?   

Fernanda Bianchini: Para chegar até o método eu estudei fisioterapia, depois me graduei em equilíbrio e postura; meu mestrado foi sobre o método de Ballet para Cegos. Mas, todo o aprendizado acontece pela sensibilidade do toque, pela percepção corporal. Eu tenho que emprestar meu corpo para elas aprenderem, e elas também têm que aceitar esse toque. Teve um momento em que eu não conseguia ensinar a leveza dos braços que todas as bailarinas precisam ter para dançar. Na parte das pernas elas aprendiam direitinho, mas os braços ficavam duros. Então, uma noite eu sonhei que não tinha braços; no lugar dos meus braços havia duas folhas de palmeira. Rapidamente, ao me lembrar do sonho, associei as folhas aos braços das meninas. O movimento de uma palmeira com o vento é semelhante ao que uma bailarina precisa ter para dançar. Elas sentiam a leveza da folha pelo toque e aprendiam aquele movimento: a leveza dos gestos.

Pedaço da Vila: Quando e por que você decidiu criar a Associação Fernanda Bianchini?

Fernanda Bianchini: No começo, eu usava o espaço do instituto Padre Chico para dar aulas, onde fiquei por sete anos. Lá eu só podia ensinar quem era do instituto, mas apareciam muitas pessoas interessadas em fazer aula comigo e não podiam. Como eu era voluntária, percebi que a minha proposta poderia ir muito mais além daquilo. E foi aí que decidi fundar, em 2003, a Associação Fernanda Bianchini, com um objetivo mais amplo, ao lado de pais e alunos. Com a associação eu abri mais cursos, passei a dar aulas de sapateado, balé clássico, dança de salão, expressão corporal, teatro. Como na época  eu tinha muitos amigos artistas, eu os convidava para dar as aulas. 

Pedaço da Vila: Quantas pessoas trabalham na associação?

Fernanda Bianchini: Hoje são 14 professores, 5 voluntários e 204 alunos, distribuídos em 22 turmas. Até hoje, mais de 800 alunos já passaram pela associação. O projeto começou com alunos cegos e foi ampliado para todos os tipos de deficiência. Temos cadeirantes, Down, surdos, alunos com deficiência intelectual. Os cursos oferecidos pela associação são gratuitos e destinados a pessoas de todas as idades.

Pedaço da Vila: Como a Associação é mantida?

Fernanda Bianchini: Pela Lei Rouanet, editais, e principalmente por doações de empresas e de pessoas físicas. Costumo fazer palestras motivacionais em eventos com a intenção de arrecadar mais recursos para a associação, pois estamos instalados em uma casa de aluguel. Outra maneira de ajudar a associação é participando do bazar; no dia 16 de junho acontecerá um aqui na sede [Rua Domingos de Moraes, 1775]. 

Pedaço da Vila: Com toda essa projeção e reconhecimento, você já alcançou tudo o que queria?

Fernanda Bianchini: Como o atual espaço já está pequeno, o meu maior sonho é ter uma sede própria, grande, um prédio de três andares, para acolher ainda mais alunos e ampliar os nossos cursos.  

Pedaço da Vila: As bailarinas têm se apresentado em muitos países. Os convites continuam em 2016?

Fernanda Bianchini: Tem sido maravilhoso o reconhecimento do trabalho delas. Em 2004 fomos para Buenos Aires; depois, em 2007, para Nova York; em 2012, na cerimônia de encerramento das Paraolimpíadas, em Londres. No ano passado fomos para a Alemanha. Nessas viagens, as alunas foram tratadas como princesas; aqui, no Brasil, para participar, temos que arcar com os custos. Neste ano iremos para Los Angeles e, em julho, nos apresentaremos em um festival na Polônia. Eu quero mostrar para o mundo que nada é impossível quando se tem força de vontade e se acredita no sonho!

Pedaço da Vila: O que norteou seu trabalho durante esses 20 anos de Companhia?

Fernanda Bianchini: Eu não queria que fosse um trabalho voluntário bonitinho para os olhos das pessoas. Eu queria que fosse um trabalho sério e digno. Eu acredito que a inclusão só vai acontecer verdadeiramente quando nos colocamos no lugar do outro. Eu sempre quis que elas fossem aplaudidas por dançarem com qualidade, não pelo fato de serem bailarinas cegas, incapazes, como a sociedade prega sobre os deficientes.

20/05/2016 – Edição 160 – Mai/2016

127 comentários sobre “Fernanda Bianchini

  1. canadian pharmacy scam [url=https://expressrxcanada.shop/#]Express Rx Canada[/url] canadian pharmacy meds

  2. canadian drug pharmacy [url=http://expressrxcanada.com/#]ExpressRxCanada[/url] canadian mail order pharmacy

  3. indian pharmacy [url=http://medicinefromindia.com/#]Medicine From India[/url] MedicineFromIndia

  4. cheapest online ed meds [url=https://eropharmfast.shop/#]buy ed medication[/url] Ero Pharm Fast

  5. pharmacy online australia [url=https://pharmau24.shop/#]Online drugstore Australia[/url] Discount pharmacy Australia

  6. buy antibiotics online [url=https://biotpharm.shop/#]buy antibiotics online uk[/url] antibiotic without presription

  7. cheapest antibiotics [url=https://biotpharm.com/#]Biot Pharm[/url] buy antibiotics

  8. Pharm Au 24 [url=http://pharmau24.com/#]pharmacy online australia[/url] Pharm Au24

  9. They will offer you a great head start on your efforts within the health club.

    The steroid was first developed as a remedy for people with anemia.
    Bodybuilders all round the world use Winstrol to provide them a herculean performance in the
    gym.
    Furthermore, this legal steroid helps to scale back water retention and burn extra fat, permitting you to achieve a
    more defined physique. Your muscle positive aspects using
    HGH will closely rely upon which (if any) anabolic steroids you stack it with,
    as that is the most typical technique. HGH will compound upon the
    anabolic and muscle-building effects of steroids. Utilizing a powerful bulking steroid with HGH may see you gaining 10-20lbs
    of muscle in a regular cycle. Somatotropin is a human development hormone
    used to treat some medical conditions, and it is also popular with bodybuilders.

    In this text, we’ll look at the top 10 strongest anabolic steroids, evaluating their effectivity and
    demand among athletes and bodybuilders. To ensure that the
    legal steroids we recommend are efficient for muscle growth,
    we evaluated the scientific evidence behind each ingredient.

    We assessed each ingredient’s capacity to advertise muscle growth and
    strength gains. Are you looking for the strongest legal options
    to illegal anabolic steroids that come with numerous facet effects?

    Widespread side-effects embody zits, aggressive habits,
    baldness, and cardiovascular issues. Generally these circumstances may be critical, causing
    permanent injury to your liver, kidneys, and coronary heart.
    GenFX is acknowledged for its function as an HGH releaser
    aimed toward selling general well-being. It’s
    designed to help the body’s natural production of Human Growth Hormone (HGH) with the goal of enhancing varied features of health and vitality.

    They are a reliable company that have been leaders within the business for over 10 years.
    Decaduro is a protected and authorized various to Deca Durabolin as we
    defined in our full evaluation. This implies that not like
    Dianabol, D-Bal has no adverse unwanted aspect effects.
    D-Bal can also be legal that means that you can simply purchase this potent
    steroid online without fretting about breaking the law.
    I was having a dialogue with my friend who is a private trainer and he told me that I would in all probability plateau quickly except I started taking some
    extra “serious” dietary supplements. I am at present taking a
    normal pre-workout and a post-workout protein shake.

    One of the innate benefits of development hormone is that it promotes deep, restful sleep as properly.
    Secondly, it cannot be shoehorned into a particular class of
    steroids. It works for bulking, chopping, upkeep in addition to pure aesthetics.
    But what makes Winsol so in style amongst natural athletes
    is how simply it will increase strength. D-Bal can additionally be
    one of the few legal steroids that has a capability to enhance your hormonal profile.
    When you wish to develop, either in energy or
    measurement, you want your anabolic hormonal profile at its greatest.
    The strength stack is a should strive for anyone looking to enhance their muscle energy, energy ranges,
    performance levels with out using injectable steroids
    or banned substances.
    You may also start from a lesser dose in case
    you have no experience of utilizing bodybuilding pills.
    Do not use a pre-workout complement if you are contemplating D-Bal Max.

    It is mostly considered secure for everybody, however caffeine can typically cause jitters.
    Big Diet and Crazy Bulk are the two top manufacturers for safe high-strength legal steroids.

    Some examples of anabolic steroids [Rafaela] are Deca-Durabolin, Winstrol, and
    Clenbuterol. See our full breakdown of the best legal steroids above to find the one greatest suited on your goals.
    Legal steroids use pure ingredients, which is why they’re typically much less risky to make use of.
    Some of them are naturally occurring in your physique, others you purchase from varied
    foods or drinks. Natural steroids typically contain vitamins and minerals to spice up your total health.
    Different in style elements embody vegetation like ginseng, maca, or guarana for an extra dose of vitality.

    The excellent news is that nature has supplied us with
    potent alternate options that may assist us achieve our muscle-building objectives without compromising our well being.

    Users of Winsol in Australia have claimed to
    note that their muscles look more sculpted, leaner, and more defined
    when using this product. It helps you develop and improve tougher, extra
    defined muscles with out making you appear bulky. Ostabulk is a muscle-building supplement manufactured by Brutal Pressure and designed to be a natural different to Ostarine.

    Ostarine (MK-2866) is a kind of SARM (selective androgen receptor modulator) that’s meant to imitate the
    testosterone hormone. However, it is not FDA-approved and is also illegal within the USA as
    a outcome of danger of inflicting life-threatening
    reactions like liver injury or heart assaults. Whereas Anadrole is authorized and
    FDA approved, Anadrol is an anabolic steroid that’s
    illegal.
    These elements promote fitness without the same
    unfavorable unwanted aspect effects of steroids.Anadrole is simple to use and could be integrated into any workout routine.
    In Accordance to user suggestions, Anadrole has been proven to increase
    muscle mass and energy in as little as two months.
    It is really helpful to take the supplement day by day for at
    least two months to see the most effective outcomes.
    Legal steroids are touted as safe and efficient options to anabolic steroids that can increase muscle
    mass and energy with out the negative unwanted effects.
    The supplements work by naturally enhancing the physique’s capability to supply progress hormone, testosterone,
    and different hormones that aid in muscle development and restoration. In bodybuilding, eager to get vital growth of power and muscle
    in a very brief time frame will make the person resort to anabolic steroids.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.