Receita da fazenda

A culinária do Mato Grosso do Sul recebeu muitas influências. Dos imigrantes da ilha de Okinawa, no Japão, chegou, em 1908, o famoso Sobá (macarrão japonês). Dos gaúchos do Sul do Brasil, que adquiriram terras na região para o cultivo de soja e prática da agropecuária, veio o famoso churrasco. E, com a proximidade do Pantanal, muitos pratos regionais receberam como ingrediente principal os peixes de água doce. Também a presença de árabes, bolivianos e paraguaios foi significativa, colaborando fortemente para que a cozinha da região tivesse essa profusão de cores e sabores.

Com 20 anos de idade, saí de Campo Grande, onde nasci e fui criado, e me mudei para São Paulo — direto para a Vila Mariana! Mas sentia muita saudade de Campo Grande e a forma que encontrei para atenuá-la, foi cozinhando. Sempre que preparava os pratos típicos da minha terra, revivia as minhas raízes.

Um dia me dei conta que o pedaço estava crescendo e ganhando novos bares e restaurantes. Decidi, então, montar o meu próprio negócio: o Sobaria, onde há cinco anos busco oferecer o melhor da comida sul-matogrossense para os paulistanos.

Aos leitores do Pedaço da Vila, que é o jornal do bairro que me acolhe há mais de 20 anos, quero revelar uma receita exclusiva que aprendi a fazer com a Dona Geni, esposa do capataz da fazenda de meus pais. O cupim ao leite é delicioso, e pode ser preparado em casa – fica melhor ainda se for apreciado com uma Tubaína geladinha.

CUPIM AO LEITE

INGREDIENTES

1 cupim de 3 kg,
Sal e pimenta a gosto,
2 folhas de louro,
Alho a gosto,
1 litro de leite.

MODO DE FAZER

Lave e enxugue bem o cupim. Corte-o em tiras. Faça um tempero com o alho amassado, o sal, a pimenta, o louro. Esfregue bem na carne, espetando com um garfo para penetrar o tempero. Coloque numa tigela funda e cubra com o leite.

Leve ao refrigerador por 8 horas. Disponha as tiras de cupim numa assadeira com o leite cobrindo toda a carne, cubra com papel alumínio untado. Leve para assar em forno médio (180 ºC), pré-aquecido aproximadamente por 4 horas.

Retire o papel alumínio e deixe dourar. Sirva em seguida. Sirva com arroz branco e mandioca cozida. Rende 8 porções.

Jean Haddad é proprietário do restaurante Sobaria:
Rua Áurea, 343 – Vila Mariana. Tel.: 5084.8014