Celebremos a semente!

Estava no meu trabalho quando um colega se aproximou, contrito, e declarou: “Steve Jobs morreu! Que absurdo!”. Que absurdo? Steve Jobs morreu, e reconheço que sua importância para a história da tecnologia moderna é evidente. O alarde que está sendo feito na imprensa mundial, contudo, dá a impressão de que ninguém mais morre no mundo, quando na realidade milhões de anônimos morrem todos os dias, sem recurso algum para apoiá-los na sua luta.

Talvez o que choque a tantos é perceber na morte do outro a sua própria finitude. Se um homem poderoso, milionário, inteligente, morre, o que dizer de nós, simples e pobres mortais? A questão, na realidade, é que todos nós somos simples e pobres mortais, inclusive Jobs.

Diante de tudo isso, reverencio a Deus, que, em sua grande sabedoria, nos ensina por meio da morte que não somos deuses, não temos vida em nós mesmos e não há nada que possamos fazer diante da realidade de que todos nós somos pó. Portanto, enquanto é possível, digamos a quem nos ama “eu te amo”, e a quem nos odeia “eu te perdoo”. Afinal, assim como li numa pichação na rua: “O tempo nos obriga a deixar ir”. Proponho, então, que celebremos a vida numa das formas mais prazerosas que há: compartilhando um bom prato, seja ele qual for.

APPLE PIE (Torta de Maçã)

INGREDIENTES:

Massa: 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de chá de sal, 1 xícara de chá de manteiga picada em cubos pequenos, 6 colheres de sopa de água gelada.

Recheio: 6 maçãs ácidas fatiadas, 1 colher de chá de suco de limão, 1 xícara de chá de açúcar, 1/4 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de café de canela-da-china em pó, 1 colher de café de noz-moscada, 1 colher de café de sal, 2 colheres de sopa de manteiga picada em cubos pequenos

PREPARO:

Massa: Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e a manteiga. Vá misturando com a ponta dos dedos, até obter uma textura de areia grossa. Passe para um processador, bata e acrescente água aos poucos para dar liga à massa. Reserve.

Recheio: Misture tudo muito bem em uma tigela.

Montagem: Divida a massa em duas partes. Abra dois discos de 25 cm em um saco plástico enfarinhado e forre o fundo e as laterais de uma forma (de aro removível) com um dos discos.

Distribua o recheio sobre a massa. Cubra com o outro disco. Retire as sobras de massa com uma faca e feche bem as bordas, apertando com um garfo.

Fure com o garfo ou um palito de dente. Leve para assar em forno médio pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e canela em pó e sirva-a morna, com chantilly ou sorvete de creme.