As sobras e a segunda festa!

O conhecimento de certos fatos é sem dúvida o parâmetro mais importante para nortear a boa alimentação, no entanto é a aplicação prática do conhecimento que traz resultados efetivos.

Cada pessoa tem a última palavra no que diz respeito à escolha dos próprios alimentos. Não existe coisa mais chata do que partilhar uma mesa quando um membro vigia o prato alheio; a imposição de regras rígidas é incompatível com a arte de cozinhar e comer com prazer e satisfação.

Ocorre, porém, que ao tomar consciência dos alimentos que consome e das próprias necessidades de nutrição, das reações naturais do próprio corpo ao se alimentar, o indivíduo amplia seus conhecimentos.

Nem todo mundo sabe que a combinação correta de alimentos é tão importante para a saúde quanto os produtos propriamente ditos. Embora o assunto que tem preocupado muitos no mundo moderno seja o tamanho da pegada ambiental  que, como indivíduos ou como grupo, temos deixado para trás, outros ainda não atentaram para isso. Mesmo assim, é um sentimento geral, muitas vezes não explícito em palavras ou ações efetivas, de que algo está fora de lugar, de que o planeta dá sinais inequívocos de que não aguenta mais tanta produção, consumo e desperdício – espoliando os seus recursos – e, se nada for feito, dias piores virão.

Cuscuz de Farofa

INGREDIENTES

3 xícaras de chá de sobras de farofa (reaproveitamento de sobras da farofa de talos da receita que dei no mês passado)

1 xícara de chá de sobras desfiadas da ave assada

3 xícaras de caldo reduzido de ave

4 xícaras de chá de água

1 xícara de chá de farinha de milho amarela flocada

½ xícara de chá de azeitonas verdes picadas

½ xícara de chá de óleo

sal e pimenta

1 xícara de chá de molho de tomates confitados

1 xícara de chá de ervilhas frescas

1 xícara de chá de pimentões vermelhos picados e fritos 

1 cebola grande 

1 dente de alho

PREPARO

Refogue a cebola e o alho, junte  as sobras de ave desfiadas

e refogue por 1 minuto; junte os pimentões, as ervilhas, as azeitonas, a ½ xícara de óleo, o molho de tomates, o caldo reduzido de ave mais 3 xícaras de água e ferva por 5 minutos. 

À parte, hidrate a farinha de milho com 1 xícara de água e, alternando com as sobras de farofa, jogue no caldo em fervura. Mexa até começar a soltar da panela, enforme numa forma untada com óleo e passada na água e decore à vontade.

Felipe Ciutat é chefe de cozinha, banqueteiro, consultor de gastronomia internacional e vegetariana. Email felipeciutat@gmail.com