A Cozinha

Quando eu era menino, não gostava nem um pouco da cozinha lá de casa, simplesinha, telha-vã. Aquele teto me incomodava muito. Na visão de uma criança aquilo era muito feio! Me dava medo. Acho que me tornei arquiteto para reparar aquele teto e cobri-lo de gesso.

Não gostava é modo de dizer. Minha mãe, exímia cozinheira, me atraía àquela cozinha como um anjo a abrir as portas do paraíso; eu comia tudo com muito prazer, mas não podia olhar para aquele teto, pois era como se os portões do inferno se abrissem.

Hoje, num terreno mais confortável, descobri como podem ser ambíguas as emoções de uma criança. Sei também da importância de nossas raízes; não é possível desviar-nos delas. Eu gostava daquela cozinha, mas não gostava daquele teto. Sempre que terminava de comer, pensava: “Que incrível seria esta cozinha sem este teto”.

Hoje, arquiteto formado há muitos anos, sem medo já destruí muitos forros de gesso para revelar a beleza de um madeirame bem-feito e suas telhas de barro. O que não passou, nem vai passar, é aquele estado de torpor, quando, junto a meu pai, minha mãe, minha irmã, sentados à mesa coberta por uma toalha de piquê amarela, eu desenhava, com os dedos, caminhos; criava, com as migalhas de pão, montanhas. Meu pai pacientemente descascava para mim uma laranja, de um modo tão perfeito que suas cascas pareciam serpentes. Não, serpentinas caídas do céu.

INGREDIENTES

Para a massa (para quatro pessoas): 200 g de manteiga sem sal; 400 g de farinha de trigo 

1 colher (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal; 1 colher de sopa de azeite extra virgem

raspas de 1 laranja; 1 gema; água gelada (quanto necessário para dar liga)

Para o recheio:

1 litro de creme de leite fresco; 3 ovos e 1 gema; raspas de uma laranja

1 xícara (chá) açúcar de confeiteiro

PREPARO

Misture todos os ingredientes  secos da massa até obter uma farofa fina. Acrescente a gema, o azeite e a água gelada até dar liga. Embrulhe com filme plástico e guarde na geladeira por 30 minutos, depois distribua a massa em forminhas de empadas (tamanho  médio).

Misture todos os ingredientes do recheio e peneire duas vezes.  Encha as forminhas, sem chegar até as bordas.

Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180 graus) por cerca de 25 minutos, ou até assar e dourar. Deixe esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Felipe Ciutat é chef de cozinha do Restaurante O Vegetariano: 

Av. Jabaquara, 1126. Tel:  5587-3785