Costa dos Alcatrazes

Vou falar de uma viagem muito esperta, para quem não tem muito tempo, mas quer o melhor. É a Costa dos Alcatrazes, no litoral sul de São Sebastião, em São Paulo. Muita gente conhece por “as praias”, mas poucos sabem o que se esconde por lá. São dezenas de enseadas de areia fofa e águas transparentes, tendo a densa Mata Atlântica ao fundo. E é bem aí que o bicho se esconde. São trilhas maravilhosas com inúmeras cachoeiras e muitos poções para nadar, mas a gente chega lá.

Primeiro, um bom lugar para ficar. Se você fosse um estrangeiro chegando à São Sebastião com o famoso guia “Lonely Planet” na mão, logo escolheria a Pousada das Praias que fica na primeira travessa à direita da avenida da praia em Camburizinho. A revista Trip disse que a pousada lembra “picos como Bali e Hawai” e a Playboy disse que se trata de um “hotel charmoso”. E é mesmo!

A construção é toda em madeira lavrada e vidro com uma piscina rodeada por exuberantes jardins tropicais, onde se esconde uma deliciosa sauna seca. Embora pequena e aconchegante, a pousada oferece um serviço primoroso com bar e um bistrô com pratos caseiros (a preços bem acessíveis) e muitas opções refinadas para quem quer conhecer a renomada gastronomia de Camburi.

Para quem gosta de natureza, a Mata Atlântica ali esconde o que raramente se vê. No Parque Estadual da Serra do Mar há bosques luminosos, recortados por córregos cristalinos e rochas cobertas por um lindo musgo macio. É um ambiente quente e úmido onde se multiplicam bromélias que cobrem os galhos de grandes Sapopembas – nome que se dá indistintamente a várias espécies arbóreas que formam imensas raízes tabulares para ampliar sua base de apoio naquele solo raso e fofo, sempre coberto por folhas.

Estudiosos e pesquisadores conseguem encontrar vestígios de onças, antas e outros mamíferos grandes. Alguns recantos deste trecho do parque (PESM) vem sendo procurados pelos mais exigentes observadores de pássaros, que hoje já são atendidos por monitores especializados, que os levam a nichos onde podem ser vistas inúmeras espécies, como o Tié Sangue ao Saíra de Sete Cores e o Tângara. Há muitas espécies endêmicas (que só existem aqui) e outras ainda não identificadas.

O dono da pousada, Júlio Rodrigues, ajudou a criar o núcleo local do Parque e realiza um programa de televisão ambiental em apoio à sua preservação. Os programas podem ser vistos no site da pousada – Júlio conhece todos os passeios e indica aos clientes das agências de viagens ou aos monitores de ecoturismo para acompanhar. Isso quer dizer que em melhores mãos não poderíamos estar para programar dias inesquecíveis!

Selecionei apenas algumas dicas, pois não há espaço suficiente para descrever tantas aventuras: em 45 minutos de caminhada, chega-se às Cachoeiras do Ribeirão do Itú, uma trilha dentro da floresta, que sobe pelas escarpas da Serra do Mar até o Poço do Samambaiaçu, a maior e mais bela piscina natural da região, com uma queda d’água de quinze metros. Outro passeio é a descida da Serra do Mar por uma antiga trilha indígena que passa por sete grandes cachoeiras e poções deslumbrantes. Quem quiser passear de barco e até mergulhar há um passeio ao Arquipélado de Alcatrazes, considerado um dos mais importantes pontos de migração de baleias e aves aquáticas na região. É imperdível!!! Com condições excepcionais para mergulho e visibilidade de 30 metros, o paraíso foi utilizado – imaginem! -para treinamento de tiro pela marinha e hoje faz parte da Estação Ecológica Tupinambá, depois de muitas lutas ambientalistas numa disputa entre os Ministérios da Defesa e do Meio Ambiente.

Além dos passeios de natureza e atividades como rapel e para-glider, temos muitas atrações noturnas em Camburi, principalmente nos finais de semana. A famosa casa “O Galeão”, por exemplo, fica a oitocentos metros da pousada. E vale a pena a noitada!

São tantos atrativos que dá para passar o mês todo passeando e ainda se deliciar com a gastronomia do lugar, onde se destacam restaurantes como o Manacá, o Acqua, Antigas, Cantinetta e outros que fazem de Camburizinho e Camburi as melhores praias para quem gosta de passar bem. Uma opção de viagem para agradar toda a família! Então, fica a dica: Pousada das Praias: rua do Piau, 95 (Km 165 da Rodovia Rio-Santos). Tel.11 3085.3076. www.pousadadaspraias.com.br