Aquelas velhas vaidades criminosas…
Queridos amigos do Pedaço, a proposta inicial era encerrar os assuntos relacionados à política, mas diante do ocorrido, me vejo no compromisso de retornar ao tema.
A reflexão não será em torno do que há de verdade no caso triplex, no impeachment ou na facada. Por incrível que pareça, tenho a impressão de que sabemos pouco sobre esses temas; assim como sabemos pouco sobre a realidade de vizinhos, amigos ou mesmo familiares. Então, o que nos dá o direito de impor nossas verdades em embates agressivos e irracionais? Não sei…
Suspeito que tenha a ver com aquela velha importância exagerada que damos a nós mesmos o tempo todo. Ou quem sabe vocação para fazer rir (tenho uma contumaz para bobo da corte).
Escolher um candidato é um ato pessoal de análise e identificação. Qualquer coisa que saia dessa esfera pessoal é no mínimo manipulação. E quando essa manipulação vem com ares de guerra, impregnada de intolerância e revanchismos, não podemos esperar nada além de brigas, sangue e morte. Discordar disso é mais que ingenuidade. É irresponsabilidade. É o mesmo que acreditar que um museu pode ser gerido com 1/3 de seu orçamento mínimo.
Nessas linhas finais, minha confissão. Mea culpa. Já fiz piada em rede social, já escarneci e até xinguei….está sendo difícil convencer minha consciência de que não sou cúmplice daquela facada…
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596. Tel. 5908.0121 jmhara@uol.com.br