Exótico Paladar

A culinária indiana é a terceira mais popular do mundo. É baseada nos mesmos conceitos milenares de equilíbrio e harmonia que formam a base da filosofia do Yoga e ensina que cada ato na vida, inclusive o de comer, deve ser um processo consciente que proporcione a integração do ser como um todo. 

Para isso, os indianos desenvolveram uma culinária sensorial em relação a sabores e cores. As receitas relacionam seis sabores a seis paladares: doce, salgado, amargo, picante, azedo e adstringente que, combinados com cores, aromas, texturas e temperaturas dos ingredientes e a uma infinidade de especiarias, despertam os sentidos da visão, olfato, paladar, audição e tato. Para os indianos, sabores e sentidos equilibrados – que em sânscrito significa a mesma palavra: “rasa” -, geram sentimentos equilibrados. Para cada sabor existe uma mistura diferente de ervas, sementes e flores que estão associados aos diferentes paladares. 

As especiarias são essenciais na comida indiana. Textos datados de três mil anos atrás reconhecem seus valores terapêuticos, especificando preventivo e curativo de doenças, e catalogando suas propriedades medicinais que suavizam, esfriam ou aquecem o organismo. Dependendo do tipo de tratamento, elas requerem diferentes técnicas de manipulação: tostadas, cruas e inteiras, socadas ou moídas. O tratado de medicina indiana recomenda, por exemplo a pimenta do reino como ingrediente dos medicamentos que curam problemas digestivos, e a cúrcuma é considerada um potente anti-séptico que combate infecções.

A culinária indiana é cremosa e criativa. As frutas tropicais são parte das mais variadas receitas, como o “Biryani” ( Frango e cordeiro acompanhado de arroz cozido com laranja, temperado com açúcar e água de rosas,). O coco é um ingrediente importante da cozinha do sul da Índia, onde a base da alimentação é o arroz. Na costa oeste, há uma grande variedade de peixes e mariscos.  Ao norte é muito comum receitas com iorgute e tortas.  O chá é a bebida favorita dos indianos, e suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, são preparados à moda inglesa , com açúcar e leite. Já o café é mais popular no sul.   

Os principais doces são pudins feitos com leites, tortas e crepes. Em toda a Índia, pode-se saborear o Kulfi ( um sorvete típico indiano ), Rasgullas ( bolas de creme de queijo com sabor de água de rosas ), Gulan Jamuns ( farinha e leite com xarope doce ) e Jalebi 

( lentilhas fritas, banhadas em caramelo). 

O exótico paladar indiano trouxe à culinária Ocidental a descoberta de novos gostos e novas terras: Cabral buscava outros caminhos para as Índias , quando descobriu o Brasil!


Doce…

Bolo de Maçã Indiano

2 xícaras de farinha branca, 1 xícaras de farinha integral, 2 xícaras de açúcar mascavo, 2 colheres de chá de fermento químico, 1 colher de chá de canela em pó, 1/3 xícaras de leite, 4 xícaras de castanhas picadas, 4 maçãs picadas em quadrados. 

Misture todos os ingredientes, com uma colher de pau, na ordem da lista. A massa deverá ficar grossa como se fosse massa de pão. Unte uma fôrma pequena com buraco, coloque a massa com a ajuda de uma colher. Asse em forno médio por 50 minutos.

…Salgado

Frango Indiano

2 dentes de alho, caldo de frango, 1  cebola, 2 colheres de sopa  de coentro, 1 colher de sopa de curry, 500 gramas de  frango (peito),  2 fatias  gengibre, 1  xícara de leite de coco, 3 colheres de sopa de manteiga, 3 colheres de massa de tomate, sal a gosto e1 colher de sopa de sumo de limão.

Depois de cozer o frango corte-o aos cubos, frite-o em óleo e reserve. Na mesma panela, coloque a manteiga e frite o alho esmagado, a cebola em puré, o gengibre picadinho e o curry. Junte o caldo, a massa de tomate, o sumo de limão, o frango, o leite de coco e o sal e deixe levantar fervura. Conte 1 minuto, desligue o lume e junte os coentros picados.

Purê de Cenoura

2 colheres de sopa  açúcar, água, 1 cebola pequena, 1 kg  cenoura, 3 colheres de sopa  manteiga, 100 ml de nata,  1 colher de café noz-moscada, sal a gosto, 4 sementes de cardamomo.

Numa panela doure as cenouras raladas na manteiga com o açúcar, a cebola picada e um pouco de água. Deixe ferver, mexendo sempre, até as cenouras estarem completamente cozidas e formarem uma pasta grossa. Junte a noz-moscada e o cardamomo, sem parar de mexer. Quando estiver bem cozido junte as natas e deixe cozer por mais alguns minutos. Tempere com sal a gosto. Deixe esfriar e decore com amêndoas laminadas.

15 comentários sobre “Exótico Paladar

  1. Hey! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good results. If you know of any please share.

    Many thanks! I saw similar art here: Warm blankets

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.