Os primeiros aviadores

Já que o assunto do momento são os aviões, vou contar este mês sobre os primeiros aviadores a pousarem no Brasil: os pioneiros foram os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Eles fizeram a primeira viagem aérea entre a Europa e a América do Sul em 1922 e tornaram-se muito famosos em todo mundo por causa disto. Eles fizeram tanto sucesso na cidade que virou moda uma bala que trazia o distintivo com a figura deles. Eu usava com muito orgulho!

Em 1927, foi decretado feriado e uma grande festa ver os aviadores brasileiros, João Ribeiro de Barros e Newton Braga, que atravessaram o Atlântico, com o avião Jaú – exposto no Museu do Ipiranga.

O segundo aviador estrangeiro a chegar na cidade foi o italiano Arthur de Penedo. O comércio de Santo Amaro fechou e a cidade parou para vê-lo com o seu avião hidromotor pousar na represa de Santo Amaro. Lembro-me que tinha gente chegando até em cima do bonde. Depois ele ganhou um monumento que foi removido da represa para a av. Brasil, se não me engano. Depois, vieram mais dois italianos, Ferrarim e Del Pretti.

Em 1931, chegou a cidade a esquadrilha da força aérea italiana, Ratos Vermelhos, comandada pelo general Ítalo Balbo. Eles fizeram uma exibição no imenso terreno escolhido para ser o Aeroporto de Congonhas, inaugurado em 1936.