As Copas do Mundo
Acompanhei todas as Copas do Mundo, a primeira foi em 1930. Até então, os torneios eram realizados por jogadores amadores, dentro das Olimpíadas. Em 1928, o francês Jules Rimet, após ter assumido o comando da FIFA, criou a competição.
Mesmo minha família e a da vizinhança sendo italiano ou descendente, todos torciam pelo Brasil. Era uma festa. Decorávamos as ruas com bandeirinhas verdes e amarelas,e na hora do jogo, sentávamos ao lado do rádio para escutar os jogos. As mulheres preparavam deliciosos lanchinhos e eram as que mais torciam. Quando o Brasil ganhava o título, a família abria champanhe para comemorar!
A primeira Copa, em1930, foi no Uruguai, sob protestos dos países europeus. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias. Nas duas copas seguintes, 1934 e 1938 (foto de nossa seleção), foi a Itália que ficou com o título. Com a Segunda Guerra Mundial, a competição não aconteceu, em 1942 e 1946.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo, o estádio do Maracanã tinha acabado de ser inaugurado. Estávamos muito esperançosos com o título – o Brasil era franco favorito. Ele chegou à final contra o Uruguai e um simples empate daria o título.
Mas a seleção estava muito confiante e, depois de fazer um gol, resolver sair para o ataque. E para o espanto de todos, levou dois gols. Parece que foi ontem, 10 minutos antes de acabar o jogo, o Uruguai fez o segundo gol. Uma tristeza só!
Mas hoje são outros tempos. De lá para cá, o Brasil ergueu a taça em 1958, na Suécia; em 1962, no Chile; em 1970, no México; em 1994, nos Estados Unidos, e, em 2002, no Japão / Coréia do Sul.
A seleção brasileira é a única que participou de todas as Copas e, como sempre, agora na África do Sul, também é uma das favoritas! Quanto a mim, vou torcer com o mesmo entusiasmo de criança! Têm coisas que não envelhecem…