VERDE E AMARELO

Um caro leitor me pediu que na edição deste mês eu desse uma receita que fosse a síntese da culinária brasileira.

Numa cultura rica como a nossa, onde as tradições culinárias refletem as influências de tantas outras culturas, falar em síntese não é muito fácil. Se pensarmos então que as próprias culturas que nos influenciaram são, elas mesmas, fruto de múltiplas influências, é quase impossível classificar isso ou aquilo como genuinamente brasileiro, ou francês, ou italiano, ou sabe-se lá mais o quê. O que tem acontecido é que, em países com longa tradição culinária, há uma apropriação de outras receitas, que são transformadas em símbolos nacionais para sua autopromoção. Por exemplo, o brioche francês, a pasta italiana e a paella espanhola. 

O professor mineiro Aluísio Pimenta, profundo conhecedor das coisas do Brasil, atribui à broa de milho o título de legítimo símbolo nacional. Concordo com ele: a broa de milho é, de fato, uma das principais receitas que representam o Brasil! Vai bem com café, ou café com leite, com vinhos licorosos ou de sobremesa, e até com um bom Porto. Comida com manteiga, com um cream cheeseamericano, ou melhor, com o nosso catupiry, é uma delícia imperdível.

BROA DE MILHO

INGREDIENTES

500 ml de água 500 ml de leite 300 ml de óleo 250 g de fubá 250 g de farinha de trigo 1 colher de sopa de erva doce 1 colher de sobremesa de sal 150 g de açúcar 1 dúzia de ovos médios 100 g de polvilho doce Fubá para polvilhar

PREPARO

Leve ao fogo o leite, a água e o óleo. Quando começarem a ferver, adicione o fubá, a farinha de trigo e o sal. Cozinhe até formar um angu. Desligue o fogo, transfira para uma tigela grande e deixe amornar. Acrescente, então, o açúcar, o polvilho e os ovos, um a um. Misture com as mãos até a massa ficar homogênea. Leve ao forno de temperatura alta, numa forma untada com óleo e fubá. Asse por 20 minutos, abaixe a temperatura para o mínimo e deixe terminar de assar por mais 10 minutos. Bom apetite!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

WhatsApp chat