Sabores da terra

Fortemente influenciada por monges budistas, a culinária vietnamita é conhecida pela variedade de pratos vegetarianos. A Xalach Dia (salada de ervas frescas), os vegetais, os rebentos de soja e bambú e os vegetais em vinagre acompanham quase todas as refeições, temperadas individualmente. A culinária tem uma característica única: o sabor final, aquele toque especial, é dado por quem come, e não por quem faz o prato.

Os alimentos frescos e variados são misturados a especiarias, parte integrante dos pratos.
A cozinha vietnamita pode ser dividida em 3 culinárias: a do Sul (à base de ervas frescas e pratos tropicais bastante elaborados), a do Centro (com tendência a ser mais condimentada, e em que se utiliza muito o pimentão e a pasta de camarão) e a do Norte, bastante parecida com a cozinha chinesa, com o uso frequente de vegetais em conserva em vez de ervas frescas, cogumelos e outros fungos e pimenta preta em vez de pimentão para temperar. 

Por ter um litoral tão extenso, peixes e frutos do mar são facilmente encontrados por quase todo o país, como também pato, frango, porco e carne vermelha que são servidos com exóticas misturas. Sem contar a iguaria cara no Norte do país: o cachorro.
Os molhos e condimentos vietnamitas são extremamente variados. O mais conhecido é o Nuoc Mam ou Nuoc Cham, um molho de peixe salgado diluído em sumo de lima ou vinagre, temperado com alho e pimentões esmagados, com um toque de açúcar, que se pode usar para temperar arroz, crepes, carnes grelhadas, ou ainda para adicionar à sopa,mas há também o Nuoc Leo (molho de amendoim), o Tuong Ot (molho de pimentão picante), o Mam Tom (molho acre de camarões) entre outros para colocar tanto no arroz, carne ou salada.

A cerveja – bia – é a principal bebida alcoólica consumida no país e o café, uma herança dos franceses, é tomado muito forte e espesso, sempre servido no próprio filtro (um souvenir para os turistas). O chá vietnamita é similar ao chá verde da China e tmbém muito consumido, aromatizado com flor de lótus ou jasmim. Na região norte, serve-se forte e amargo, enquanto que no sul, mais suave.

Doce…

Pudim de Manga (Mari Hirata)

2 mangas – 300 g de polpa (sem pele ou caroço), 1 colher de chá ou 5 g de gelatina em pó incolor, 3 colheres de sopa de água fria, 2 gemas, 3 colheres de sopa ou 60 g de açúcar, ½ copo (100 ml) de água, 1 colher de sopa de licor Grand Marnier,
½ copo (10 ml) de creme de leite

Dilua a gelatina nas 3 colheres de água fria e reserve.Bata no liquidificador a polpa de manga até que vire um purê. Leve ao microondas (5 minutos, em potência média) ou ao fogo até ferver. Misture as gemas com o açúcar e a água. Leve ao microondas coberto com um filme por 3 minutos (se for levado ao fogo, retire antes de ferver para não talhar). Misture as gemas ainda quentes à gelatina e ao purê de manga. Deixe esfriar. Por último, misture o creme de leite.
Coloque em 4 tacinhas individuais e deixe esfriar até que a gelatina endureça.

…Salgado

Salada Vietnamita (Bun ThitNuong)

2 xícaras de macarrão de arroz [rice noodles ou vermicelli], 1 pepino descascado e cortado em cubinhos ou tiras, 1/4 xícara de broto de feijão, 1/4 xícara de alface americana picada fininha, 6 camarões grandes, 1/4 xícara de amendoim torrado, Folhas de hortelã fresca, 1 xícara de molho Nuoc cham*

Amoleça o macarrão em água fervendo por 3 minutos. O macarrão de arroz não precisam ser cozidos, como outros. Ferva, frite ou grelhe os camarões abertos ao meio. Monte a salada em camadas em pratos individuais: forre com pepino, em seguida a alface picada, depois os brotos de feijão. Coloque o macarrão de arroz amolecido por cima, e no topo os camarões. Regue com o molho nouc cham e salpique com o amendoim e as folhas de hortelã.

*Molho Nuoc cham : 1 parte de suco de limão, 1 parte de vinagre de arroz, 1/2 parte de molho de peixe, 1 parte de açúcar, 2 partes de água
Misture tudo, acrescente fatias bem finas de pimenta verde e fatias bem finas de cenoura. Deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora antes de usar.