Qual é nosso prato de lentilhas hoje?

Se existe algo que definitivamente nos distingue dos animais é a espiritualidade. Só o homem tem a capacidade de procurar entender e, até mesmo, enxergar Àquele que é invisível. Mas é incrível como muitos de nós, por momentos enlevados a planos mais sutis de consciência, somos como que derrubados num instante para a carnalidade. Para chegarmos a esta conclusão basta observarmos como, embebidos pelo espírito natalino, mergulhamos de cabeça no tender, peru, lombo, chester, cabrito – e se a tradição mandar, no zoológico inteiro!

Seja qual for o significado que se atribua ao Natal, a maioria das pessoas admite que quaisquer sentimentos nobres que essa data produza quase sempre duram pouco. Passados os festejos, as pessoas logo voltam ao seu comportamento padrão. 

O antagonismo entre espiritualidade e carnalidade não é novo.Na Bíblia encontramos retratado tal conflito nas vidas de Jacó e Esaú, o mesmo conflito que permeia nossas vidas até hoje. De um lado Jacó – homem com anseios espirituais – busca o direito da primogenitura que é de Esaú. Isso possibilitaria que o Messias nascesse dentro de uma das famílias dos descendentes de Abraão. Do outro lado Esaú – homem carnal – com seu desprezo à primogenitura, trocou-a por um prato de lentilhas.

Não pretendo neste artigo dar ensinamentos teológicos, apenas proponho uma reflexão.

Ao degustarem a receita que sugiro a seguir, pensem, (eu me incluo nisso), em como anda seu lado mais humano, sua espiritualidade, sem data marcada. Afinal de contas, qual é nosso prato de lentilhas hoje?

A seguir o prato inspirado na narrativa sobre Jacó e Esaú.

VERMELHO

Ingredientes (6 pessoas)

700 g de lentilhas vermelhas (à venda no mercado central)

4 cebolas micro-picadas

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 ½ litros de água

1 bouquet garni = tomilho, louro, salsinha

140 g de molho concentrado de tomate

2 colheres (café) de páprica doce

1 anis estrelado (retirar após o preparo)

Sal e pimenta-de-cayenne picada (a gosto)

1 folha de louro (retirar após o preparo)

3 dentes de alho inteiros (retirar após o preparo)

2 tomates sem pele e sementes picados

1 cálice de vinho tinto doce.

Preparo

Cozinhe lentamente todos os ingredientes juntos.

Sirva com pão italiano de massa azeda, regado com azeite extra virgem.