O Pão é de Deus

Dias atrás, estava dando uma geral na cozinha e me deparei com um enorme saco de pães: uns amanhecidos, outros duros, frutos de uma tendência puramente humana: ter os olhos maiores do que a barriga, ou seja, comprarmos mais do que consumimos.

Confesso que, num primeiro impulso, quase os joguei no lixo, mas como se uma mão me segurasse pelo braço, voltei num instante à infância e ouvi a voz da minha mãe dizer: “Não brinque com o pão, o pão é de Deus!’’.

Acho que ela tinha total razão! O pão talvez seja um dos primeiros produtos elaborados e que acentuam o grande projeto de Deus: o homem. Não só o homem, mas aquilo que o coloca a uma eternidade de distância dos animais: sua humanidade. Só o homem tem a capacidade de refletir sobre sua existência, sobre seu criador, ter a razão do luto e da celebração.

Peço licença aos leitores ateus, mas, assim como damos créditos a um bom padeiro, eu não posso deixar de reverenciar Aquele que dotou o homem da inteligência e das mãos que o capacitam a amassar o trigo com a água e dominar o fogo para assar este atávico alimento, o pão. 

A maioria dos povos não considera uma refeição completa se o pão não fizer parte dela. Por vezes, o pão é a própria refeição diária. Mas como que celebrando o dom transformador da vida, o pão faz parte, também, das comemorações humanas, é inerente a elas. Sendo assim, em homenagem ao Criador do pão e à minha mãe, por sua sabedoria prática, atendo o pedido de nossos leitores por uma receita bem simples e prática: uma receita de pão!

INGREDIENTES:

1 xícara de leite morno 

2 ovos 

1 colher de sopa de fermento biológico 

1 ½ colher de sopa de açúcar 

1 colher de sobremesa de sal 

½ xícara de óleo 

3 ½ xícaras de farinha

PREPARO:

Bata todos os ingredientes, menos a farinha, no liquidificador. Em uma tigela, peneire a farinha e acrescente a mistura do liquidificador. Olhe para o projeto ímpar das suas mãos e sove rapidamente a massa! Coloque em uma forma de furo no meio, untada e enfarinhada, deixando descansar por 20 minutos e leve ao forno médio (180º).