NÃO COMA, SENÃO ACABA

Recentemente, fui convidado por um querido amigo para jantar num restaurante japonês. Aceitei o convite mais para compartilhar sua companhia do que pela comida.

Quem quiser pode atirar a primeira pedra, pois confesso que, com exceção a alguns pratos, não sou muito apreciador da culinária japonesa. Estar com meu amigo foi ótimo, mas aquela noite me provocou uma tremenda indigestão, não pela comida, mas pelo comentário desastroso de um infeliz, sentado à mesa ao lado. Referindo-se aos sushis preparados com o atum azul, o Bluefin, ele atirou: “coma antes que não exista mais”. Como assim? Comer um peixe em vias de extinção para satisfazer um prazer sensorial egoísta?

Isso me fez lembrar uma passagem da Bíblia, mais precisamente em Eclesiastes 5:10, que diz: “O mero amante da prata não se fartará, nem o amante da opulência, da renda”. Quanta verdade! Não há descanso para aquele que, na sua impiedosa ganância, só pensa no desejo do seu próprio ventre. Mesmo que para satisfazê-lo, elimine o último Bluefin do planeta.

Espero sinceramente que aquilo que o meu vizinho de mesa disse tenha sido fruto de um saquê a mais ou, quem sabe, por ignorância. Acho que a última hipótese é mais plausível, já que, pelo visto, ele não sabe que, hoje, dá para contar nos dedos o número desses pescados em nosso litoral. E raramente, mesmo importados, eles aparecem num restaurante de sushi nacional. Lamento informar, também, que as outras espécies usadas por aqui estão indo pelo mesmo caminho. Mesmo assim, é preocupante pensar que, em países onde o poder aquisitivo das pessoas é maior, ainda se oferece o atum azul, apesar de sua extinção iminente.

Caro leitor, se sua ética não combina com o modelo de consumo imposto neste tempo e se seu apetite é grande, evoco: não coma, para que não acabe. Substitua seu cardápio por peixes que são abundantes em todo o planeta. A receita deste mês usa um deles: a sardinha.

Sardinha na panela de pressão

INGREDIENTES:

1 Kg de sardinha, 1 lata de molho de tomate, sal a gosto, 

2 tomates descascados sem sementes, pimenta-do-reino em grãos a gosto, 

1 copo de azeite de oliva, 1 xícara de chá de azeitonas pretas, 4 folhas de louro,

1 copo de vinho branco seco 

PREPARO: 

Tempere os filés com sal e pimenta. Enrole-os e prenda-os com um palito. Leve à panela de pressão com todos os ingredientes, menos as azeitonas, por 30 min. Destampe a panela, acrescente as azeitonas, tampe e cozinhe até apitar de novo. Desligue o fogo e deixe esfriar, com a panela tampada, até o dia seguinte. Transfira para um refratário, regue com azeite e conserve em geladeira.

Bom apetite, o planeta agradece!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

WhatsApp chat