Doce de Criança

Recentemente, estava no supermercado quando trombei com uma criança, um misto de poesia e filme de terror. Ela não devia ter mais que cinco anos, e seu rosto estava completamente coberto de chocolate. Suas mãos? Bem, meu movimento imediato foi fugir delas.

A criança havia aberto e devorado, ali mesmo, um ovo de Páscoa inteiro. Muitos exclamavam: “Que bonitinha!”. Era bonitinha, mas ninguém ousava aproximar-se dela. 

Quando me recuperei do susto e, logo depois de chegar em casa, recebi o pedido de um leitor para dar uma receita de bolo de chocolate fácil de fazer. meu primeiro impulso foi exclamar: “Não! Mais chocolate não!”.

Nessa época do ano, na qual a maioria se entope de chocolate, confesso que me senti um pouco maneado e também penalizado pelas nossas pobres crianças.

Posso explicar: honestamente, todos sabem que o público-alvo dessas comemorações são as crianças. Mas quem comemora mesmo tal data é o comércio, sem dúvida! Será que as crianças desfrutam? Provavelmente, sim, até a primeira dor de barriga. 

O fato é que o espaço público das crianças foi eliminado. Roubado, para falar a verdade. As crianças que pertencem às famílias de classe média ficam confinadas aos seus quartos. Fora isso, elas saem para o balé, judô, natação, informática, inglês etc. Já aquelas menos favorecidas usam o espaço público, escapando de um atropelamento aqui ou se atolando nas águas de enxurradas, estando sujeitas a uma contaminação. 

Sabemos que a rua, hoje, não é mais lugar para esses pequenos seres, o que é uma pena. Por outro lado, devemos considerar queshopping tampouco é. 

Não! As crianças não são precoces. São só reflexos dos adultos que as rodeiam. Adultos que, quando não podem enchê-las de presentes, as enchem de tapas, tentando compensar a sua ausência ou incapacidade de enxergá-las. Para essas pobres crianças e para o leitor que pediu, vamos à receita do bolo de chocolate!

Bolo de chocolate

INGREDIENTES

– 1 xícara de chá de cacau em pó

– 2 xícaras de chá de açúcar

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– 2 xícaras de chá de chocolate em barra ralado

– 1 xícara de chá de óleo

– 1 xícara de chá de iogurte

– 4 ovos inteiros

– 1 colher de sopa de fermento em pó

PREPARO: 

Misture tudo à mão, e coloque numa forma (c/ furo no meio) untada e enfarinhada. 

Asse no forno à temperatura de 180o, por aproximadamente 45 minutos.