Usina de Atletas

Grandes atletas brasileiros que irão competir nas Olimpíadas de Pequim treinam diariamente no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, um dos maiores do País e que oferece atividades gratuitas de diversas modalidades para todas as idades e necessidades, até mesmo durante a madrugada!

Até 24 de agosto o mundo estará ligado nas Olimpíadas de Pequim. Durante dezessete dias, atletas de 204 países competirão em busca da tão sonhada medalha de ouro. O Brasil estará representado por uma delegação de 277 atletas, que participará ao todo de 32 modalidades. E para obter bons resultados na China, grandes nomes do atletismo brasileiro como Jadel Gregório, Maurren Maggi, Keyla Costa e Fabiana Murer trabalharam forte para ficar na melhor forma física e parte desta preparação aconteceu aqui na região, em um dos maiores complexos esportivos do país: o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães. O complexo, que ocupa uma área de 95 mil m² e tem estrutura composta pelo Ginásio do Ibirapuera, o Estádio Ícaro de Castro Mello, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô, foi projetado por Ícaro de Castro Mello, conhecido arquiteto especializado em construções esportivas.
O Ginásio José Geraldo de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Ibirapuera, foi a primeira estrutura a ficar pronta. A inauguração, prevista para ocorrer em 1954 junto com a do Parque Ibirapuera em comemoração aos 400 anos de São Paulo, teve que ser adiada por problemas financeiros, e aconteceu apenas em 1957. Localizado na rua Manuel da Nóbrega, o nome é uma homenagem ao grande radialista e narrador esportivo, famoso por transmitir diversas Copas do Mundo e as Olimpíadas de Montreal, em 1976.

O Conjunto Desportivo, inaugurado no mesmo ano, recebeu em 1968 o nome do decatleta brasileiro, que obteve o 5º lugar nos 400m com barreira nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, e foi presidente do COB por muitos anos, Constâncio Vaz Guimarães. Neste mesmo ano, o Parque Aquático foi inaugurado com o nome do ex-Secretario de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, Caio Pompeu de Toledo. Foi ele o responsável por idealizar eventos de lazer que tiveram repercussão no exterior, como o Passeio Ciclístico da Primavera e a criação de Clubes da Terceira Idade. Com capacidade para 5.600 espectadores, é composto por uma piscina olímpica, um tanque de saltos, além de cinco piscinas pequenas para aprendizado.
Apenas em 1974 foi inaugurada o Estádio Ícaro de Castro Mello, em homenagem ao arquiteto que projetou o complexo. A princípio a idéia era utilizar a área para construir um velódromo, mas o projeto original não deu certo e teve que ser modificado. Como resultado surgiu o estádio, que possuí capacidade para 13.400 pessoas e que atualmente está restrito apenas às competições de atletismo – embora já tenha servido de sede de partidas oficiais de futebol e que, em 1996, chegou a receber várias partidas do Campeonato Brasileiro e da Supercopa Libertadores, tendo como mandantes em seu campo o Sport Club Corinthians Paulista e o Santos Futebol Clube. O Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, a última estrutura a ficar pronta, só foi inaugurado em 1982, e ganhou o nome de um famoso comentarista esportivo da época. Com capacidade para 3 mil pessoas, possui uma quadra poliesportiva de dimensões oficiais e está localizado na rua Abílio Soares.
Atualmente, o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães não se limita apenas a essas quatro estruturas principais. Além das diversas federações e confederações instaladas no local, existe ainda o Palácio do Judô. Em uma área de 900m² e com capacidade para 500 pessoas são realizados treinamentos e competições de judô e vôlei.
O Parque Aquático e o Ginásio Mauro Pinheiro também recebem aulas dos diversos cursos ministrados no complexo (veja Box). O local abriga hoje o Centro de Excelência e o Projeto Jovens Talentos, que aloja atletas de 14 a 18 anos com maior nível técnico e que participam de competições oficiais. Os profissionais recebem cinco alimentações por dia e assistência de médicos e fisioterapeutas.
Ainda este ano cinco atletas do judô participarão do Campeonato Mundial Júnior que será realizado na Tailândia: “Além dos jovens com maior nível técnico, temos mais de 6000 alunos praticando os nossos cursos. O complexo tem grande importância para o esporte e nos preocupamos muito com a formação de base dos atletas”, explica o diretor geral Eduardo Anastasi.
No entanto, se engana quem pensa que apenas rostos desconhecidos treinam no local. Durante todos os dias é possível encontrar grandes nomes do atletismo brasileiro se preparando no Estádio Ícaro de Castro Mello: “Todos os profissionais que estão vinculados a alguma federação podem utilizar o estádio com o seu técnico. Nós temos uma das melhores estruturas do país que serve de base para os atletas se prepararem para as grandes competições, como aconteceu esse ano com as Olimpíadas”, orgulha-se Eduardo.
A expectativa da administração é melhorar cada vez mais toda a estrutura não só para realização de cursos, mas também para abrigar competições e eventos. O Ginásio do Ibirapuera recebe com freqüência diversas atrações esportivas como a Liga Mundial de Vôlei, Copa do Mundo de Ginástica, Desafio Internacional de Boxe, Jogos Para-Olímpícos do Brasil e etapa do Circuito Mundial de Skate. Além disso, existem também as atrações culturais como o Holiday on Ice e o Criança Esperança, realizado pela Rede Globo.
O ginásio possui hoje capacidade para 11 mil espectadores, podendo aumentar de acordo com o evento: “Nós tivemos que adaptar assentos para deficientes físicos e numeramos todas as cadeiras. Com isso a capacidade diminuiu um pouco”, explica Eduardo. A expectativa agora é fazer uma reforma completa: “Há 18 anos que não acontece uma reforma significativa aqui. Conseguimos que o Estado liberasse 13 milhões de reais e agora estamos esperando apenas a licitação para iniciar as obras”, festeja o diretor.