Cinemateca reabre suas portas!
No dia 12/05/2022 numa cerimônia com a casa lotada, a Cinemateca Brasileira(CB) promoveu um encontro para celebrar a reabertura da instituição marcada para o dia seguinte, dia 13/05/2022.
A Associação de Moradores da Vila Mariana estava presente entre centenas de amigos da Cinemateca que confraternizaram esse novo momento após mais de dois anos de crise e intensa luta e mobilização social – local, nacional e internacional, pela preservação da Cinemateca Brasileira – que possui o maior acervo de obras e documentos audiovisuais da América do Sul. O clima foi de alegria e gratidão a todos os envolvidos.
A SAC – Sociedade Amigos da Cinemateca assumiu em março de 2022 o contrato de gestão de duração de 5 anos. Maria Dora G. Mourão, diretora geral e Carlos Augusto Calil, presidente do conselho da cinemateca, fizeram falas emocionadas aos presentes antes da exibição do filme Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade. Lembraram da dor e das perdas e dos danos ocorridos nesse 1 ano e seis meses de fechamento sem manutenção, mas celebraram e agradeceram a conquista do maior movimento em defesa da Cinemateca, refletido de maneira ímpar a atuação da comunidade local e a sociedade civil que abraçou a sua proteção e a boa gestão, em referência à Frente Cinemateca VIVA.
A homenagem à Lygia Fagundes Telles foi destaque, o nome da escritora dará nome à sala de reuniões do Conselho Técnico Consultivo – que terá uma cadeira da sociedade civil. E as salas de exibições levam agora os nomes de Oscarito e Grande Otelo. Na reabertura ao público no dia 13/05, uma sexta feira 13 dedicada à Zé do Caixão, lotou os mais de 500 lugares do telão ao ar livre. A principal missão conforme a diretoria, foi alcançada, devolver a Cinemateca Brasileira ao seu público!
#avm #vilAMARiana #cinemateca brasileira #cinemateca viva #patrimônio cultural