Você é especial!
Não há nenhuma descontinuidade importante entre o homem e a ameba.” Bertrand Russell”
Pobre Russell, apesar de brilhante, até mesmo ele teve um momento de ameba ao enunciar essa frase. Temos de perdoá-lo. Talvez cansado ou desiludido com a vida, não pensou bem.
Uma das coisas que mais atrapalham o comprometimento do indivíduo com o próximo é a teimosia das pessoas em não aceitar o fato de que são especiais.
As amebas não cozinham nem criaram o computador. O homem sim, e mesmo que muitos acreditem que computadores cada vez mais inteligentes possam se tornar uma enorme ameaça à raça humana, apesar de potencialmente positiva, a possibilidade de as máquinas fazerem aquilo que nós temos de mais nobre, o que nos diferencia do resto das amebas — pensar —, é nula.
O comportamento humano é rico demais, impossível de ser reproduzido por uma máquina.
Máquinas não são originais, elas só fazem o que nós as mandamos fazer.
Vejam só. Deus, num ato de amor, nos criou à sua semelhança; nós, teimosamente e para nosso próprio malefício, relutamos em obedecê-lo. Salvo aquela ordem “sede fecundos e tornai-vos muitos”.
Sim, nossas funções são em parte reprodutíveis. (Mas nunca uma ameba ou máquina terá a capacidade de sentir prazer, tristeza, amor, raiva etc.)
Nunca um braço mecânico tirará do forno um bolo de manteiga da mesma forma que o “original humano”. Não; uma mera simulação de emoção não serve.
INGREDIENTES
Para um bolo de 500g (cerca de 6 pessoas):
125g de manteiga
125g de açúcar
125g de farinha de trigo
4 ovos — as gemas separadas das claras, as claras batidas em neve firme.
PREPARO:
Bata a manteiga, junte o açúcar e continue batendo até obter uma mistura cremosa. Adicione as gemas, uma de cada vez, junte a farinha e as claras batidas em neve e despeje a mistura numa forma de bolo inglês com capacidade para 500g. Asse em forno pré-aquecido a 180° C.
Deixe esfriar completamente e espere 24 horas antes de cortá-lo.
Obs: este bolo não leva fermento.
Felipe Ciutat é chef de cozinha do Restaurante O Vegetariano:
Av. Jabaquara, 1126. Tel: 5587-3785