Semeando vida

Outra noite eu tive um sonho no qual eu voltava a ser menino. Um menino que sonhava com muitas coisas, que em sua maioria não se concretizaram.

O bom da história é que não acordei me sentindo mal por isso, nem infeliz por não ter realizado meus sonhos infantis.

Percebo que muitos, mesmo que adultos, colocam a felicidade como o ponto de chegada e esquecem que o caminho também é felicidade. Não é possível conhecer perfeitamente a vida sem experimentar a frustração. São as frustrações que moldam nosso caráter, mais do que as felicidades.

Paulo, o apóstolo, nos diz que as frustrações são como a chuvarada que cai sobre um campo e faz brotar dele todo tipo de semente, algumas ruins, outras muito boas. O resultado final não depende da chuva, nem do campo, mas do tipo de sementes adormecidas nele.

Em outras palavras, a decisão final do que seremos depende só de nós. A felicidade e o bem-estar parecem ser o deus da vida contemporânea. Vale tudo para ser feliz. Qualquer introspecção moral é pura discussão estética.

Assim como meninos que esperneiam ou quebram seus brinquedos quando frustrados, ou como aquela receita que não deu certo e jogamos no lixo, sem nem mesmo tentar consertá-la; assim seremos nós se nos imobilizarmos diante das infelicidades. 

Se fizermos assim, nunca nos tornaremos bons cozinheiros.

Receita que dá certo: Frango atropelado

INGREDIENTES:

1 frango cortado e aberto pelas costas

sal e pimenta-do-reino à vontade

200g de manteiga

uma frigideira ou panela de fundo grosso

um paralelepípedo ou qualquer peso para prensar o frango

PREPARO:

Coloque o frango temperado e besuntado com toda a manteiga na frigideira e apoie o peso por cima. Frite em fogo brando, virando uma vez para tostar dos dois lados. 

Bom apetite e felicidades!

Felipe Ciutat é chef de cozinha do Restaurante O Vegetariano: 

Av. Jabaquara, 1126. Tel:  5587-3785