Reduzindo minha paciência!
Reduzindo minha paciência !
Com frequência, em conversas, alguém me pergunta o que penso dos programas de culinária — obviamente, na esperança de que eu espinafre essa overdose de culinaristas da TV. Falando a verdade, eu mesmo, vez por outra, me pego assistindo a um desses programas.
O que resta, quase que invariavelmente depois de cair na tentação, é uma vontade de cair fora: compreensível quando a telinha nos castiga com verdadeiros atentados à nossa inteligência.
Sofri a última recaída no início do mês de agosto. Não vou citar o programa para não induzi-los ao erro. A título de ilustração, compartilho algumas máximas do chefe de cozinha, que ensinava a fazer um embutido acompanhado de uma redução de molho: “No processador, misturem ‘duzentas’ gramas disso, ‘duzentas’ gramas daquilo com três claras e 1/4 de clara. Embrulhem em filme plástico, várias vezes, e depois cozinhem num caldo aromático. Deixem esfriar, cortem em fatias e reguem com o molho reduzido em 3/3.”. Acreditem se quiserem, mas é a mais pura verdade.
Como assim? Devo cortar ‘duzentas’ gramas no meu quintal, ou devo comprar duzentos gramas disso e daquilo no supermercado? Como calculo 1/4 de clara de ovo? Até dá, mas convenhamos! Por que um caldo aromático para cozinhar algo embrulhado em filme plástico, será que é para perfumar o plástico ou a casa? E quanto à redução do molho em 3/3? Devo deixá-lo secar por completo ou carbonizar a panela?
Ouvi dizer que alguns indivíduos pedem para serem sedados, preventivamente, de maneira a evitar o estresse de uma intervenção traumática iminente. Acho que é isso o que eu devia ter feito antes de ter assistido a esse programa.
Embutido de linguado e camarão com redução
de molho fumet de peixe
INGREDIENTES:
500g (quinhentOS gramas), 500g (quinhentOS gramas).
5 claras, sal e pimenta do reino a gosto,
1 envelope de hondashi, 1 envelope de caldo de camarão
Molho:
As cascas e as cabeças dos camarões, as carcaças do linguado,
1 alho poró, 1 cenoura, 1 folha de louro, 1 cebola, 1 dente de alho,
1 litro de água, sal e pimenta caiena a gosto
100g de manteiga, 1 litro de creme de leite fresco, raspas de limão siciliano
PREPARO:
No processador, misture os camarões, o linguado, as claras e os temperos. Forme um rolo e embrulhe em filme plástico bem vedado. Cozinhe no vapor até ficar firme. Deixe esfriar e corte em rodelas.
Para o molho, cozinhe todos os ingredientes (menos a manteiga, o creme de leite e as raspas de limão) até que o volume fique reduzido a 1/3. Peneire (sem passar os sólidos), acrescente o creme de leite, a manteiga, as raspas, e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo brando, até engrossar um pouco. Sirva!