Papo-Gourmet

Para você que come lagosta e sonha com ovo frito; ou sonha com lagosta, mas não aguenta mais ouvir sobre coisas como o efeito que a comida molecular tem sobre as papilas gustativas… Se você sente sono só de ouvir pessoas discutindo a metafísica do purê de mandioquinha acompanhado de finíssimas lâminas de alho negro… Então concordará comigo: de comida boa todo mundo gosta. Mas ninguém mais tem paciência com discurso chato acrescido de ingredientes bizarros.

O problema é que para o gourmet não basta comer, tem que comentar e quase fazer uma autópsia do prato. Com a hipervalorização da alta gastronomia, as pessoas estão tentando adquirir status, parecer mais sofisticadas, quando, na verdade, estão cada vez mais chatas.

Vou exemplificar: você já saiu de um elevador e foi arrebatado por um aroma de costeletas de cordeiro regadas ao molho de framboesa e espuma de hortelã? Ai, que sono… Eu tampouco!

Em contrapartida, o que dizer do perfume avassalador de um refogado de alho e cebola a temperar um feijão, ou do inconfundível aroma de carne de panela com batatas?

Dizem que não é “chique”, mas como é bom!!!

Sugiro, caro leitor, que fuja de gente dizendo que você tem que gostar disso ou que você não pode gostar daquilo. Eu, particularmente, quero distância daqueles que se alimentam de descobrir sempre novas incorreções e preferem antes um cardápio pretensioso à boa comida.

INGREDIENTES: 

4 ovos 

6 tomates maduros

1 pitada de sal

1 colher de sopa de açúcar 

2 dentes de alho 

Óleo para fritar 

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes cortada finíssimo  

PREPARO:

Faça 4 omeletes finos e redondos, depois corte-os em fatias triangulares. Reserve.

Corte os tomates em pedaços grandes e reserve.

Frite os alhos cortados em tiras finas, sem deixá-los dourar. Acrescente os tomates, o sal, o açúcar e refogue até ficarem macios sem desmanchar. Por fim junte as omeletes e cozinhe por 2 minutos. Sirva com arroz branco. Serve duas pessoas.

Felipe Gutierrez Cuitat é chef de cozinha do Restaurante O Vegetariano: 

Av. Jabaquara, 1126. Tel:  5587-3785