Las Patatas Bravas

A cozinha espanhola caracteriza-se pela grande diversidade de pratos regionais, resultado da mistura dos costumes trazidos pelos povos que se fixaram na Ibéria, território de geografia, história e clima diferenciados. Romanos, fenícios, judeus e, principalmente, árabes que, entre muitos outros produtos, influenciaram a tradicional gastronomia espanhola com o arroz, a laranja, o açafrão, a canela e o alho.

Por ter sido, também, a porta de entrada da Europa para os vários produtos originários das Américas, a culinária espanhola não pode passar sem ingredientes como batata, tomate, pimenta e feijão. Aliás, são eles que diferenciam a comida espanhola da mediterrânea, que têm alimentos e técnicas de receitas em comum. 

Três cozinhas destacam-se na Espanha: a basca, a catalã e a andaluza — essa última é a que oferece o maior número de pratos em seu cardápio. Isso porque a região é a única no país banhada tanto pelo Atlântico quanto pelo Mediterrâneo. Outro dado sobressai: depois do Japão, o povo que mais consome peixe no mundo é o espanhol.

Entre os pratos mais conhecidos estão a Paella, o Arroz no Açafrão, a Tortilla Espanhola, o Cordeiro Assado e o Gazpacho. Já nas mesas dos bares, seja como entrada do prato principal ou para acompanhar um animado bate-papo, a pedida são as populares Tapas ou Las Patatas Bravas, sempre acompanhadas de cerveja e vinho.

E é essa delícia que o nosso convidado do mês, Juan Quilis, dono do restaurante Calà Del Grau, compartilhou com os nossos leitores: “A receita é fácil e saborosa. Mas, atenção: o segredo está na escolha das batatas, para que fiquem crocantes por fora e macias por dentro”, revela.

INGREDIENTES:

Batatas – 200 g

Molho de tomate 80 ml

Tabasco – 1 coher de café

Jerez (vinho espanhol) – 1/2 colher de café

Salsinha picada para decorar

Azeite extra virgem (a gosto) para fritura

Páprica doce ou picante

Sal (a gosto)

PREPARO

Cozinhar a batata inteira com casca.

Cortar em pedaços irregulares.

Fritá-las em azeite extra virgem.

Misturar o molho de tomate (deve ser natural), o tabasco, o Jerez, a

páprica doce ou picante e o sal. Colocar o molho sobre as batatas (recém

saídas da fritura) e servir, preferencialmente em uma terrina de barro ou à

critério. Opcionalmente pode ser servida com uma maionese à base de azeite e alho

(conhecida na Espanha como  allioli). Porção para 2 pessoas.

Juan Quilis é proprietário do restaurante Calà Del Grau:

Rua Joaquim Távora, 1266 — Tel.: 5549-32