Gol nas alturas

Um caro leitor, em tom de certo sarcasmo, sugeriu: “Já que você dá pitacos sobre vários assuntos nas suas colunas, por que desta vez não escreve sobre futebol?”.

Pois bem, lá vou eu. Quero advertir, porém, que eu não entendo quase nada do esporte; aliás, quando jovem, era sempre escolhido para a posição de goleiro do time adversário.

Quanto ao futebol, eu tenho um sonho: que um dia joguemos futebol como uma grande brincadeira, entre amigos, que ninguém chore nem surte por perder um jogo, que o objeto da disputa seja apenas uma bola.

Sonho que, antes ou depois do jogo, ninguém se ajoelhe para orar, numa demonstração ostensiva de fé, como se Deus tomasse partido por um time ou outro. Ora, convenhamos, poderíamos, sim, juntos, orar para agradecer o dom da vida.

Como seria bom se um jogo de futebol não servisse para nenhuma autoafirmação nacionalista e divisória dos homens, nem para que alguns ganhassem salários imorais de 80 milhões de euros, quando uma grande parcela da humanidade míngua de fome, e depois ser obrigado a ouvir do felizardo que estava triste, porque queria ter dado essa alegria ao seu povo. Amigo, posso pensar em formas bem mais eficientes de você, com o seu salário, dar alegria a seu povo. Quero avisar que eu estou na fila!

Quando tudo isso se concretizar, aí sim poderemos gritar gol! Gol! Gol!

Utopia? Não, utopia é pensarmos que alguma coisa pode mudar, durante ou depois de uma partida de futebol. É gol! Gol! Gol! E daí?

Caldo cura ressaca

INGREDIENTES:

2 kg de ossos bovinos

200 g de toicinho

3 cenouras

2 cebolas 1 alho-poró

1 ramo de tomilho

2 folhas de louro

2 tomates

1 pimenta dedo de moça sem as sementes

1 batata ½ repolho pequeno

5 litros de água

PREPARO:

Cozinhe todos os ingredientes até reduzir o líquido para a metade do volume inicial. Coe e leve o caldo para a geladeira de um dia para o outro. Descarte a gordura que se solidificar na superfície. Se desejar, acrescente 2 xícaras de chá de grão de bico cozido e ferva por 10 minutos.

Felipe Ciutat é chef de cozinha do Restaurante O Vegetariano:

Av. Jabaquara, 1126. Tel:  5587-3785