Respondendo…

Gente, sinceramente eu tenho muito a agradecer pelas mensagens que recebo do pessoal aqui do pedaço. Vocês não imaginam como fico feliz recebendo e-mails e cartas (sim, elas ainda existem!!!) me questionando, me cumprimentando e discordando das colunas que escrevo.

A coluna de junho sobre pressão alta gerou vários comentários, muitos falando que o que indiquei realmente ajudou e outros com perguntas a respeito. Acho que respondi a todos, mas, se não, me cobrem! Na parte das sugestões, me pediram dicas para quem tem colesterol alto.

Essa dica não é propriamente uma manobra terapêutica, mas pode ajudar a identificar o problema. Nós, massoterapeutas, damos muita atenção aos pés dos pacientes. Eles nos contam vários detalhes que a pessoa nem sempre sabe que possui. No caso do colesterol, olho muito para o tendão calcâneo ou tendão de Aquiles. Primeiro, a perna tem que estar relaxada (a melhor posição é deitada de bruços com a canela para fora da cama), depois observo a curvatura côncava desse tendão. Se for pouco acentuada ou muito reta, aperto suavemente o tendão.

Se ele for grosso (gordinho), com mais de 2 cm de largura, aviso que pode ser um caso de colesterol alto.

Quanto mais curvo e mais fino for o tendão = MELHOR

Tendões gordinhos, grossos (estufados) e proeminentes = ATENÇÃO

Um grande abraço a vocês, leitores queridos, e continuem me escrevendo, que eu respondo!

Jean Massumi é massoterapeuta

Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br