Retro expectativa

Amigos do Pedaço, que alegria imensa falar com vocês de novo. Agora em ritmo de despedida. O ano de 2018 se vai de forma obscura e com um ponto de interrogação.

Foi o ano em que trocamos alguns status. Povo pacífico, coexistência exemplar e  alegria nas ruas deram lugar às disputas ideológicas de direita X esquerda, progressistas X conservadores. Revisamos a história recente e nunca se falou tanto em nazismo e fascismo. Estudamos, pregamos, defendemos e muitas vezes agredimos.

Futebol e política trocaram os papéis interna e externamente. Antes, colocávamos medo no mundo com a seleção canarinho e o mundo zombava de nossos políticos. Hoje, a seleção virou piada e o mundo teme nossos representantes do governo. Defendemos nossos votos com a paixão de antigos campeonatos e sentamos na padaria para rirmos juntos das atuações de nossos craques.

Estaria o Brasil de pernas para o ar? 

Pode ser… e isso é bom. Como assim bom? Bom para redescobrirmos nossa verdadeira identidade. Ou talvez moldá-la com outras prioridades. Quem sabe se os “tempos difíceis” nos gerem a força que faltava para buscarmos a ética e o respeito? E quando falamos em ética falamos em bem como fim. Um bem comum, um bem geral. Quem sabe consigamos perceber que o inimigo não é a direita ou a esquerda, mas a corrupção, a injustiça e o medo. Que numa outra perspectiva  habitam em cada um de nós,  mas que por conta do personalismo não criam tanta indignação assim…

Vila Mariana tão querida: que nossas asas de amor e conhecimento batam fortes e equilibradas, e que cada um de nós voe alto para um 2019 cheio de alegrias.

Jean Massumi é massoterapeuta

Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br