O Domínio do Fogo

Muitas coisas tornam o homem impar como animal diante das outras espécies que dividem com ele o mesmo planeta.
Sim, todos somos animais, somos almas, seres animados. Aliás, a palavra latina da qual deriva alma é anima (vida). Sendo assim a palavra está longe de significar uma parte imaterial que sobrevive a morte do corpo físico. Porém a crença de que a alma continua a existir após a dissolução do corpo é um assunto de especulação filosófica e teológico que não cabe neste artigo.
Voltando ao que tanto distancia o “animal homem’’ dos outros animais, podemos pelo menos citar três aspectos: só o homem tem espiritualidade, só o homem faz arte, só o homem cozinha.
Quem imagina nossos ancestrais como trogloditas toscos, no mínimo, está mal informado ou não conhece um cenário fabuloso, que não mudou a milênios: a Gruta de Altamira, perto de Santander, ao norte da Espanha, onde meu pai nasceu. Ela abriga um incrível e magnífico acervo de pinturas rupestres, tão esplendorosas quanto à Capela Sistina.
As pinturas das paredes das grutas – bisões, javalis, cavalos – testemunham as habilidades, os talentos e a “humanidade’’ daqueles que ali viveram.
Os bisões de altamira foram o fruto de um ato quase mágico. O homem que pintou a presa, capturou-a numa beleza tão contemporânea que é impossível não perceber a influência que esses desenhos tiveram sobre os famosos toros de Picasso.
O caçador se descobriu artista, submetendo sua presa ao fogo, convertendo-o de pintura em prato. De modo que a arte, o domínio do fogo, o delicioso recurso da carne assada têm ilustre origem.
O caçador anônimo que pintou os bisões em Altamira foi uma soma de talentos: artista, decorador de sua casa, caçador e cozinheiro. De mão no fogo e no pigmento ele marcou para gerações futuras de maneira indelével sua definitiva condição humana.

Filé mignon à Santander

Ingredientes:

1 filé-mignon inteiro, sal e pimenta do reino moída na hora

500 gr de jamon espanhol (presunto crú), ramos de tomilho fresco

manteiga clarificada (manteiga derretida em banho -maria da qual são retirados todos os sólidos e a espuma da superfície).

Acompanhamento:

500 gr de frutas vermelhas (framboesas, morangos, amoras, mirtilos) cozidas ao dente com 1 colher de açúcar, 1/2 xícara de chá de aceto balsâmico e uma colher se sopa de pectina (encontrada em casas de produtos para culinária)

Preparo:

1) Corte o filé-mignon em tiras longitudinais. Faça tranças, entrelaçando-as com tiras de jamon. Amarre bem as pontas.

2) Aqueça bem uma chapa e coloque as tranças. 

3) Sele-as de um lado, vire para selar o outro. Só então salgue e tempere.

4) Coloque ramos de tomilho fresco inteiros por cima, pincele a manteiga clarificada até que a carne adquira uma coloração dourada avelã.

5) Sirva acompanhada do confit agridoce de frutas vermelhas.

50 comentários sobre “O Domínio do Fogo

  1. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  2. Good blog you have here.. It’s severely to espy great calibre article like yours these days. I really recognize individuals like you! Go through vigilance!!

  3. Tham gia cộng đồng game thủ tại Go88 để trải nghiệm các trò chơi bài, poker phổ biến nhất hiện nay.

  4. Đến với J88, bạn sẽ được trải nghiệm dịch vụ cá cược chuyên nghiệp cùng hàng ngàn sự kiện khuyến mãi độc quyền.

  5. kuwin sở hữu kho game đa dạng từ slot đến trò chơi bài đổi thưởng, mang đến cho bạn những giây phút giải trí tuyệt vời.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.