Antonia
O que realmente te impressiona quando se trata de comida? Tenho certeza que não é tão difícil lembrar. E que provavelmente se trate de algum prato feito por sua mãe, ou por alguém próximo na sua infância.
No meu caso, quem me mostrou que havia um mundo gustativo, fora dos pratos do dia a dia, foi minha mãe Antonia, depois de uma daquelas brincadeiras de pega-pega, na rua. Eu suado, ofegante; ela, em casa, foi até a cozinha comigo, pegou duas fatias de pão quente e crocante, passou manteiga, encheu de chocolate lascado com uma faca e me deu para comer.
Lembro-me da faca, por que me dava aflição de vê-la raspar o chocolate daquele jeito suicida. Aquele sanduíche nada usual vinha aliviar a fome da hora, dar um momento de descanso, prazer depois da correria estabanada pela rua e, acima de tudo, compartilhado: um lanche com a minha mãe, sentado no colo daquela mulher querida que estranhamente tinha cheiro de alho e cebola.
Já adulto, mais para passado do que maduro, tento reproduzir o lanche, mas falta algo! Talvez o colo, ou será aflição da faca?
Hoje ela senta no meu colo, cheira a água de colônia, mas quando vou visitá-la e me serve o sanduíche, tudo volta a ser como antes.
Pão com chocolate
INGREDIENTES:
1 pão de sua preferência;
Manteiga sem sal de qualidade;
Lascas de chocolate ao leite.
PREPARO:
Corte o pão em duas fatias e com a ajuda de um garfo toste-o dos dois lados no fogo. Passe generosamente manteiga gelada e junte as lascas de chocolate.
sirva-se imediatamente. Uma delícia!
Felipe Ciutat é chefe de cozinha, banqueteiro, consultor de gastronomia internacional e vegetariana. Email felipeciutat@gmail.com