Ah! O Natal de meu tempo de criança…
O Natal de meu tempo de criança era bem diferente de hoje em dia… Primeiro porque eu vivia em uma Vila Mariana de ruas de terra, muita brincadeira no meio da natureza e do silêncio — coisa muito rara atualmente; depois porque nosso presente era uma roupa nova. Um presente do qual me recordo bem foi no Natal em que eu e meus irmãos ganhamos de minha mãe roupas de marinheiro…
Nas vésperas de Natal podíamos dormir bem tarde, para esperar todas as fábricas apitarem à meia-noite avisando à comunidade que já era Natal! Nesse dia, como também no dia de Ano-Novo, saíamos pelas ruas para fazer barulho, batendo nos postes de luz, ainda à gás.. Não havia caso de roubos ou assaltos, o perigo maior era encontrar no caminho um boi ou vaca brava, o que era muito comum devido à proximidade do Matadouro Municipal
No dia 25, a família toda ia para a casa do meu avô, na Rua Humberto I. Era um casarão com um pomar cheio de frutas diferentes. Lembro-me que nesse dia a mesa grande ficava apertada para tanta comida deliciosa: massas, carnes, bebidas, doces… até chocolate! A família passava o dia inteiro comendo e bebendo vinho; até que a vizinhança começava a chegar para dar início à segunda parte da festa, com muita música e dança!