Vila do Bem
A Vila Mariana abriga inúmeras instituições beneficentes que oferecem atendimentos às diferentes necessidades da população menos favorecida, como crianças portadoras de deficiência intelectual, visual e auditiva, jovens em estado de vulnerabilidade social e vítimas de violências, portadores de paralisia cerebral, crianças e adolescentes com câncer, entre outras. Os trabalhos desempenhados por essas instituições são fundamentais para garantir uma vida mais justa numa sociedade tão carente. E todas essas iniciativas só são possíveis graças às contribuições que elas recebem. Toda e qualquer ajuda é bem-vinda e pode fazer a diferença na vida de muitaspessoas. O Pedaço da Vila preparou uma relação de algumas instituições beneficentes existentes no bairro para você fazer a sua parte em 2015!
APAE – Associação Pais Amigos Excepcionais
Fundada em 1961, a APAE São Paulo trabalha para desenvolver a autonoia e na inclusão social da pessoa portadora de Deficiência Intelectual, estimulando a produção e a difusão de conhecimento, assim como o estímulo ao desenvolvimento de habilidades que favoreçam o aprendizado e vida produtiva. Seus trabalhos contemplam todas as fases, da infância ao processo de envelhecimento.
COMO AJUDAR
É possível ajudar a APAE sendo voluntário, comprando seus produtos em bazares e cartões de Natal, com doações em dinheiro e objetos e patrocinando seus projetos e eventos
Endereço: Rua Loefgreen, 21909 – Vila Clementino
Telefone: (11) 5080-7000 | Site: www.apaesp.org.be
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SANTA FÉ
Desde sua fundação, em agosto de 1993, a Santa Fé tem direcionado seus esforços no trabalho de inclusão e suporte psicológico a crianças em situação de vulnerabilidade. Para isso, mantém duas casas de acolhida no bairro, a Minha Casa, que abriga crianças de até 18 anos, vítimas de violência familiar; e a Casa Vovó Ilza, que abriga meninas de até 18, grávidas ou acompanhadas de seus filhos, e em sua maioria, moradoras de rua que perderam os vínculos com sua família.
COMO AJUDAR
A instituição aceita doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene, cestas básicas, móveis e eletrodomésticos e patrocínios para seus programas e eventos
Endereço: Rua Rio Grande, 853 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5083-0092 | Site: www.santafe.org.br
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL
Durante suas sete décadas de existência, a instituição, que leva o nome de sua fundadora, oferece suporte para pessoas com Deficiência Visual, produzindo livros em braile, falados e digitais, que são distribuídos gratuitamente em mais de 1400 escolas, associações e bibliotecas. Seus trabalhos ainda incluem pesquisas e proporcionam as devidas condições para quem tem problemas na visão.
COMO AJUDAR
É possível ser um Amigo da Fundação, voluntário e fazer doações em dinheiro, doando nota fiscal e patrocinando seus projetos
Endereço: Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino
Telefone: (11) 2087-0999 | Site: www.fundacaodorina.org.br
ALDEIAS INFANTIS – SOS BRASIL
A Organização atua na promoção, defesa e garantia integral dos diretos das crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo a convivência familiar e comunitária. O trabalho contempla crianças que não estão sob os cuidados ou em família desestruturada. Há 45 anos no Brasil, seus trabalhos se dão em duas frentes: “Fortalecimento Familiar” e “Acolhimento”.
COMO AJUDAR
É possível contribuir com a Organização por meio de doações em dinheiro e patrocinando seus projetos sociais
Endereço: Rua José Antônio Coelho, 400 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5574-8189 | Site: www.aldeiasinfantis.org.br
DERDIC
Unidade mantida pela Fundação São Paulo e vinculada à PUC-SP, a Derdic atua na educação para portadores de deficiência auditiva e oferece atendimentos quanto à audição, em termos de voz e linguagem. O projeto atende famílias economicamente desfavorecidas e beneficia pessoas de todas as idades.
COMO AJUDAR
A Colaboração pode ser feita de diferentes maneiras, como voluntariado, doações em dinheiro e patrocinando seus projetos
Endereço: Rua Estado de Israel, 1056 – Vila Clementino
Telefone: (11) 5908-8000 | Site: www.pucsp.br/derdic
AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente
A entidade privada, sem fins lucrativos, trabalha pelo bem-estar de pessoas com deficiência física, realizando mais de 7 mil atendimentos diariamente. Nasceu, em 1950, do sonho do médico, Dr. Renato da Costa Bomfim, que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade.
COMO AJUDAR:
Para aumentar o número de atendimentos de mais crianças em todo país, é possível ajudar sendo um mante-nedor, como pessoa jurídica ou física. Transferindo créditos da Nota Fiscal Paulista para as entidades beneficentes cadastradas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ou direcionando o Imposto de Renda devido aos projetos do Fundo Pró-Infância da AACD. Além da doação de produtos ou comprando no Bazar Samburá (Rua França Pinto, 783)
Endereço: Av. Professor Ascendino Reis, n.º 724 – Ibirapuera
Telefone: (11) 5576-0777 | www.aacd.org.br
ASSOCIAÇÃO CRUZ VERDE
Fundada em dezembro de 1959, por um grupo de pessoas sensibilizadas pelos problemas de crianças portadoras de paralisia cerebral grave, tem como objetivo prestar assistência, oferecendo atendimentos clínicos e novos equipamentos que possam tornar cada vez melhor suas condições de vida.
COMO AJUDAR
As contribuições podem ser feitas por meio de doações de alimentos e produtos de higiene, doações em dinheiro, tornando-se um sócio-contribuinte ou em parcerias, no caso de empresas
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 695 – Vila Clementino
Telefone: (11) 5579-7335 |Site: www.cruzverde.org.br
GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer
Fundado em 1981, o GRAAC nasceu da união entre médicos, enfermeiros e funcionários da Unifesp, pais de pacientes, empresários e apoiadores voluntários. A entidade realiza trabalhos para garantir a crianças e adolescentes com câncer o direto de alcançar todas as chances de cura e melhorar sua qualidade de vida. Anualmente, seu hospital atende cerca de 3 mil pacientes, entre sessões de quimioterapia, consultas, cirurgias e transplantes de medula óssea.
COMO AJUDAR
As maneiras de contribuir são muitas: doações em dinheiro, voluntariado, doação de sangue, ser uma empresa parceira e comprar seus produtos
Endereço: Rua Botucatu, 743 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5080-8400 | Site: www.graacc.org.br
CASA HOPE
Fundada por Cláudia Bonfiglioli e Patrícia Thompson, a Casa Hope nasceu em em uma pequena residência na Vila Mariana, em 1996. A entidade oferece apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescente portadores de câncer. Seus trabalhos, voltados para a saúde, consistem em oferecer hospedagem para pacientes transplantados durante os procedimentos e tratamentos a que são submetidos, cuidando de todos os procedimentos necessários.
COMO AJUDAR
As contribuições podem ser feitas por meio de doações em dinheiro, comprando em seu bazar permanente e patrocinando seus projetos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 918)
Endereço: Alameda dos Guainumbis, 1027, Planalto Paulista
Telefone: (11) 5056-9700 | Site: www.hope.org.br