Retrato da Vila

Para comemorar seu mês de aniversário e entrada no oitavo ano de circulação, o jornal Pedaço da Vila produziu o levantamento sobre opiniões, sugestões e hábitos de consumo e comportamento da população da Vila Mariana e tabulou os resultados. As respostas mostraram que os vizinhos sabem das coisas e que com algumas ações pontuais, o bairro ficará ainda melhor e seus moradores, com maior qualidade de vida.

Entre 15 e 30 de outubro foram realizadas 120 entrevistas -, abordagem pessoal e por internet-, com pessoas que moram, estudam e/ou trabalham no pedaço coberto pelo jornal – região localizada entre a avenida 23 de Maio e as ruas Vergueiro e Sena Madureira (foto acima).

Os questionários foram compostos de 10 questões com respostas abertas e fechadas sobre o que há de melhor e de pior na Vila Mariana, os anseios da população e seus hábitos de lazer e de consumo. Esses são apenas alguns dos resultados apontados pela pesquisa denominada “Retrato do Pedaço”.

Os resultados apontaram para o excelente nível de bens e serviços, além de opções de transporte público que a região oferece para sua população. Mais de 20% dos entrevistados mencionaram a excelente localização do barro em relação aos outros pontos da cidade. As áreas verdes e os parques próximos como o Ibirapuera e o Parque da Aclimação foram citados por 13% dos entrevistados. No entanto, a ampliação e revitalização destas áreas verdes foi destacada como necessidade por 14% das respostas. A diversidade cultural, 10% e a facilidade de transporte, 17% foram algumas das respostas espontâneas sobre o que a Vila Mariana tem de melhor.

Do total dos entrevistados, 25% reclamaram da violência e falta de segurança na região e 14% afirmaram se ressentir da verticalização crescente e da especulação imobiliária. O trânsito, a sobrecarga de veículos e a poluição sonora, bem como o excesso de lixo e sujeira são os problemas que mais incomodam a população da Vila Mariana, somando, 56% – destaque para os dejetos de animais e os entulhos. Cerca de 25% dos habitantes se preocupam com a demolição de antigas casas e com as calçadas intransitáveis e em mau estado de conservação.

Sobre o melhor da Vila Mariana destacou-se ainda o charme e as ruas, vilas e casas do bairro, além da boa vizinhança, 15%. A tradição e o patrimônio histórico, as escolas e as faculdades, a tranqüilidade e o bem-estar foram mencionados no total por 19 % dos entrevistados e a qualidade e quantidade dos hospitais por 9%. Outro dado é que 92% dizem freqüentar os equipamentos culturais do bairro e concentram seu consumo na Vila Mariana, utilizam-se dos bares e restaurantes desta área e de serviços locais como lavanderia e postos de gasolina.

Dos pesquisados, 75% conhecem o Jornal Pedaço da Vila e, destes, 10% o consideraram uma das boas coisas da Vila Mariana!………………………………………………………

Para Denise Delfim, editora da publicação, uma consequência do trabalho de sete anos. “O papel do Pedaço da Vila é o de articulador para as questões do bairro”, diz Denise. “Esse resultado nos anima muito porque embasa nossa postura de jornal que traduz a Vila Mariana e coroa nosso ideal de ligar as pessoas com o mesmo propósito: uma melhor qualidade de vida. O projeto, inclusive, só teve continuidade porque o leitor interage com o jornal, alimentando-o mensalmente”. Há um movimento cultural que surgiu a partir do Pedaço da Vila: “Nestes 7 anos mais de mil vizinhos foram notícia!”, conta…………………………………………..

Os leitores também utilizam-se do Pedaço da Vila para conhecer o comércio local. Do total dos entrevistados que afirmaram utilizar-se dos bens e serviços anunciados pelo jornal, 40% faz isso “geralmente”, outros 38%” muitas vezes”; 10% responderam que pelo menos “às vezes” valem-se dos anúncios. Apenas 8% desse universo não utilizam a publicação para esse objetivo.

Um resultado já expresso em reconhecimento pelos empresários com negócios no bairro, que têm demonstrado de maneira crescente seu interesse no veículo para anunciar seus produtos e serviços. Prova disso, é que nesta edição de aniversário, o Pedaço da Vila circula pela primeira vez com 24 páginas, em seus 11 mil exemplares. Para os leitores, o jornal é completo (20%) e deve crescer ainda mais em número de matérias e reportagens mais aprofundadas.

Para 10% dos entrevistados, o Pedaço da Vila poderia promover ainda maior integração com a comunidade. A quase maioria desse total sugere, inclusive, que o jornal utilize de seu site –www.pedacodavila.com.br -, para a discussão dos problemas do bairro, veiculação de um maior número das cartas dos leitores com assuntos curiosos de moradores, fotos e histórias. A pesquisa traz ainda sugestões para a criação de fórum para o leitor e seções de denúncias de abuso e desrespeito, entre outras. Na pesquisa consta que 10% deles reivindicam a periodicidade quinzenal do Jornal Pedaço da Vila.

Com relação ao que falta para melhorar a qualidade de vida do bairro, as entrevistas sugerem a colocação de mais semáforos e equipamentos de trânsito para equacionar o movimento, 22%; mais investimentos em segurança e policiamento e melhor iluminação, 29%. A população, 14%, espera que a Prefeitura trabalhe pela conservação das características do bairro, e quer maior fiscalização frente à desordenada verticalização, 12,5%.

Destacam-se ainda o interesse pelo incentivo à cultura, o esporte e o lazer, a fiscalização e melhora das calçadas, a retirada dos moradores de rua e uma solução dos problemas como a ruas Mario Cardim, Domingos de Moraes e Largo Ana Rosa. Os ambulantes são citados como o pior da Vila Mariana por 4% dos abordados. O alto custo de vida foi incluído por 6% da população como uma das coisa piores do bairro, além da falta de estacionamento e o grande número de cortiços, 4%.

De posse dos resultados do levantamento, o Pedaço da Vila prepara-se para encaminhar o documento, em primeira mão, para o prefeito Gilberto Kassab. Além dos itens citados, o prefeito da cidade receberá a solicitação do bairro para incentivar o maior uso de bicicletas na região e uma coleta seletiva de lixo mais eficiente, ampliar investimentos em mais pontos culturais e na promoção de eventos. As conclusões também serão encaminhadas para a subprefeitura de Vila Mariana, secretarias e órgão públicos competentes, além de servir como fonte para sugestão de temas a serem abordados pelo jornal.