Surpreenda sua mãe!
Hoje a senhora não entra na cozinha, eu vou preparar o almoço!”. Prepare-se para observar – olhos esbugalhados, um misto de alívio, desconfiança e, até mesmo, sarcasmo.
Convenhamos. Poucas coisas podem ser mais cansativas do que cozinhar para um ‘bando’ de esfomeados que, em poucos minutos, destroem horas de preparo e esforço. Não se pode esquecer, também, da dificuldade para inovar o cardápio no cotidiano de uma cozinha.
Filho! Mãos à obra. Agora é você que se surpreenderá. Com apenas uma panela, uma batedeira e uma hora de preparo poderá servir um almoço delicioso.
Primeiramente, vamos às compras:
Peça dois quilos de lagarto ao açougueiro. Não se assuste, lagarto não é algo parecido com uma iguana de estimação. É um tipo de corte de carne. Compre também duas cervejas pretas, um molho de tomate, uma cabeça de alho, um quilo de cebola e um de ervilhas frescas ou congeladas (nunca use ervilhas enlatadas).
A sobremesa necessita de menos ingredientes: duas latas de creme-de-leite e duas de leite condensado, um litro de suco concentrado de maracujá e uma colher de sopa de emulsificante (vendido em casas de produtos para festas).
Vamos ao preparo:
Na panela de pressão, coloque duas colheres de óleo, a cabeça de alho com casca, as cebolas cortadas e o lagarto. Refogue por cinco minutos. Acrescente as cervejas, o molho de tomate, o sal e a canela (uma colher de chá). Cozinhe por 45 minutos (comece a contar depois da panela apitar). Passado esse tempo, retire e fatie o lagarto. Peneire o molho e acrescente as ervilhas. Junte tudo e leve ao fogo por mais cinco minutos. Está pronto!
A sobremesa é fácil. Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata por 10 minutos. Leve ao refrigerador por uma hora. Após, sirva em taças.
Prepare uma mesa bonita, sirva e sirva-se! Os elogios serão inúmeros. Cabe a você agradecer e fazer uma cara de esgotado.
Deixe a louça na pia para alguém lavar e vá tirar uma soneca, afinal ninguém é de ferro. Ou melhor, sua mãe é de Ferro!