Eis a Questão!

Enquanto a churrasqueira fumegava, uma conhecida me chamou do lado: — Que dia lindo, pena que você não come carne… Como é seu trabalho de chef num restaurante vegetariano? É tão chique ser politicamente incorreto!

E continuou: — Felipe, a linguicinha está ótima, você não quer? — servindo-se de duas porções de uma vez. Quando percebeu que seu namorado trocava fatias de picanha com outra, disparou para a grelha — para marcar território — e me deixou em paz. Quero esclarecer que não sou vegetariano, mas eles têm todo o meu respeito.

Enfrentando os preconceitos que ainda existem contra vegetarianos (seriam hippies, anêmicos?), um grupo crescente de pessoas tem optado por não comer animais, movidos mais por questões éticas e ambientais do que de saúde. Não é uma opção fácil do tipo “vou parar de comer hambúrgueres.” Além do mais, muitos vegetarianos têm a minha simpatia, pois eles têm de aprender a cozinhar, pelas, ainda, poucas opções nos restaurantes. Todo mundo concorda que o sistema de produção de alimentos está caduco e que precisamos de um novo. Afinal, quem quer apoiar um dos culpados pela causa número um do aquecimento global? Vale lembrar que 80% das áreas desmatadas do País são ocupadas pela atividade pecuária e a criação de animais emite mais gases de efeito estufa do que todo o setor de transportes. Quem quer um sistema que mantém as fêmeas prenhas em espaços tão exíguos que elas não conseguem se mexer durante toda a gestação? Sendo assim, chique não é ser politicamente incorreto. Chique é saber seu lugar e respeitar o lugar dos outros. Chique é não passar fome!

Churrasco vegetariano

INGREDIENTES:

Cebolas com cascas cortadas em rodelas

Alhos-porós lavados e secos, Vagens

Tomates maduros e firmes, Endívias inteiras

Aspargos frescos, Espigas de milho cortadas em rodelas

Batatas doces (embrulhadas em papel alumínio)

Batatas (embrulhadas em papel alumínio)

Pimentões vermelhos, Azeite extra virgem

Flor de sal ou sal grosso de boa qualidade

PREPARO:

Corte os vegetais de forma harmoniosa e asse-os em grelha bem quente, seguindo o tempo conforme a textura dos ingredientes, tempere-os no prato. Para acompanhar pães variados, frutas frescas e frutas secas e, para quem não tiver impedimentos, um bom vinho frizante ou cerveja.

Delicie-se! Esse é o emblema definitivo de que os tempos agora são outros.

Felipe Cuitat Gutierrez é chef de cozinha do Restaurante O Vegetariano:

Av. Jabaquara, 1126. Tel:  5587-3785