Cozinha Crua

Recebi um e-mail pedindo que neste mês escrevesse sobre a culinária “crudívora”. Então tá:

O mundo das verduras e frutas cruas desempenha um papel importante na alimentação saudável. O cozimento destrói, não só as vitaminas e os sais minerais, de alto valor nutritivo, como também as enzimas digestivas. Por esse motivo, o ideal é que toda refeição sempre contemple algo cru e fresco.

A bem da verdade, quase todos os alimentos, exceto aqueles ricos em amido, são mais saudáveis quando ingeridos crus.

Também o leite, os queijos e outros gêneros de alimentos, como nozes, amêndoas e amendoim, devem ser comidos crus sempre que possível. Cabe lembrar, porém, que ao optarmos por consumir leite e queijos não pasteurizados, devemos nos certificar das fontes para não sofrermos o risco de contaminação por patógenos.

Quanto aos grãos de leguminosas, como ervilha seca, feijão, lentilha e grão-de-bico, são absorvidos mais integralmente pelo organismo quando cozidos.

Tem se dito exaustivamente que comer bem significa extrair o máximo proveito de alimentos integrais, naturais e não-refinados,  e isentos de aditivos químicos.

É verdade! Mas não podemos esquecer que um bom prato não é uma bula a ser lida. Deve nos conferir prazer, felicidade, excitação, conforto. 

Sentar à mesa é antes de tudo um momento para pausa, para desligar a televisão e o celular, para compartilhar emoções positivas com pessoas amadas.

É a somatória de todas as nossas escolhas conscientes e inteligentes que nos proporcionará uma boa digestão.

Salada de brócolis crus

Ingredientes

2 brócolis crus (tipo Ninja)

400 g de iogurte natural

50 ml de vinagre de maçã

200 g de uvas-passas brancas

1 cebola roxa ralada

1 xícara de azeite 

2 colher de sopa de melaço

sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

Retire os buquês das flores dos brócolis, que devem ficar do tamanho ideal para serem levadas à boca sem cortar (reserve os talos para fazer uma farofa).

Misture todos os ingredientes do molho, verta sobre os brócolis e sirva.

Felipe Ciutat é chefe de cozinha, banqueteiro, consultor de gastronomia internacional e vegetariana. Email felipeciutat@gmail.com