As especiarias na culinária

O que seria da culinária sem as especiarias: uma culinária sem sabor, sem arte e insossa. As especiarias têm sido usadas há milhares de anos na Ásia, Arábia e na região do Mediterrâneo. Avaliadas como ouro e muito procuradas pelo Ocidente, as especiarias influenciaram o curso da história dramaticamente. Países competiram para ganhar controle sobre a sua produção, os navegadores partiram para descobrir novas rotas marítimas para o Oriente, que permitiu que pequenas nações pudessem construir grandes impérios graças às especiarias.

Embora as guerras sobre o controle das especiarias não existem mais, elas continuam a desempenhar um papel significativo nas economias de muitos países. Misturas de especiarias são usadas extensivamente em muitas partes do mundo para adicionar um sabor característico a um prato, ingredientes indispensáveis em todos os tipos de comidas: desde sopas, saladas, bolos, picles e drinks, aumentam o sabor enquanto também ajudam na digestão. 

As especiarias mudaram não apenas o padrão de alimentação, mas também o mapa do mundo. As mais antigas e utilizadas são: pimenta do reino, cravo-da-índia, canela, noz-moscada e gengibre. Além de utilizadas na culinária, com fins de tempero e de conservação de alimentos, as especiarias são utilizadas na preparação de óleos, unguentos, cosméticos, incensos e medicamentos.

Cada povo tem suas combinações de especiarias para diversos fins: na Índia, o curry é uma combinação de vários temperos; na França existe o quatre epices; na Inglaterra o all spices, usadas para bolos, pudins etc. A confeitaria usa e abusa das especiarias. Há muitas lendas sobre o resultado de seu uso para acalmar os nervos, tirar o estresse, poderes afrodisíacos, encontrados na canela, no cravo da Índia, no gengibre, na noz-moscada e na pimenta.

Desde cedo, reconhecemos uma canjica de milho cozida com um pedaço de canela em pau, ou um curau de milho ou um arroz doce polvilhados com canela em pó, ou ainda um doce ou um beijinho de coco com cravo da Índia, que dá um sabor delicioso no final. 

Nesta edição, vou ensinar uma receita de cookie integral, considerado um calmante para o estresse!

Cookie antiestresse 

(para nervosismo, falta de energia, cansaço, mágoas, tristezas)

INGREDIENTES:

300 g de aveia em flocos pequenos; 250 de manteiga 

200 g de açúcar mascavo; 200 g de amêndoas com pele moídas

 2 ovos inteiros ; 16 g de canela em pó ; 16 g de nos moscada em pó 

16 g de cravo em pó, 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

Derreter a manteiga. Misturar tudo e deixar descansar por 

30 minutos na geladeira, embrulhado em um plástico. 

Fazer bolinhas e assar no papel manteiga no forno a 

180C por 10 minutos.

Maria Helena Serrano é chefe de confeitaria e sócia proprietária 

da Quinto Pecado Doces, fábrica e loja de doces e salgados. 

Rua Cel. Artur de Godoi, 12.

 www.quintopecadodoces.com.br

mariahelena@qpecado.com