Como a academia pode te ajudar a aumentar a imunidade

Nesse momento atípico em que vivemos a pandemia de Covid-19, médicos e outros profissionais da área estão preocupados com a saúde física e mental das pessoas. Afinal, o isolamento social não só alterou profundamente o dia a dia das pessoas, como também trouxe novas preocupações, incertezas e contribuiu para o sedentarismo.

Esses fatores fazem crescer o consumo de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos, que por sua vez, causam uma maior incidência de transtornos mentais entre diferentes faixas etárias.

  Uma matéria publicada pelo jornal Estado de Minas, em maio, sobre uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mostrou que problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social.

“O estudo foi feito através de um questionário on-line durante os dias 20 de março e 20 de abril, que contou com a resposta de 1.460 pessoas de 23 estados. O levantamento aponta que os casos de depressão quase dobraram e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%. Além disso, a pesquisa revelou que as mulheres são as mais propensas do que os homens a sofrer com ansiedade e estresse durante o período de epidemia.”

Não atoa, cuidar para reparar e prevenir problemas de saúde se tornou uma questão vital em tempos de Pandemia. Nosso inimigo é invisível e se aproveita das fraquezas e carências do nosso organismo para se fortalecer, para cumprir esse objetivo, as armas de combate precisam ser eficazes, ou seja, as atividades físicas precisam ser parte da nossa rotina.

“O momento em que estamos vivendo requer um cuidado especial. O medo e a ansiedade cresceram afetando a saúde mental de muitas pessoas. Acredito que uma das formas de cuidar da saúde mental, seja a prática de atividade física. O bem estar físico e mental  é resultado de uma boa rotina de atividade física. É indiscutível a importância de movimentar o corpo e o bem estar que isto proporciona na saúde mental. Exercícios não mudam apenas o corpo! Mudam a mente e o humor. ”, diz a psicóloga Patrícia Prado.

Vejam outros benefícios de manter uma rotina de exercícios: 

  • Reduz os níveis de cortisol, conhecido hormônio do estresse, possibilitando o relaxar do corpo e da mente;
  • Melhora a qualidade do sono, diminuindo a insônia;
  • Equilibra a produção de hormônios, serotonina+dopamina+endorfina, que promovem a sensação de bem-estar;
  • Aumenta a disposição do dia a dia;
  • Contribui na elevação da autoestima;
  • Traz motivação para concluirmos nossas tarefas e alcançarmos as metas desejadas; 
  • Previne doenças.

Sabendo da importância das atividades e que o ideal é praticar exercícios sobre a supervisão de um profissional que está apto para dar todas as orientações devidas e personalizar os treinos de acordo com as necessidades de cada um, o que muitos estão se perguntando agora é:voltar para a academia em meio a uma pandemia é seguro e vantajoso?

Para responder, conversamos com Maria Lúcia Ide, coordenadora do Estúdio de Pilates, sobre as principais vantagens e diferenciais que as pessoas encontram em academias como a AQUASPORT, que seguem os protocolos de segurança devidamente instruídos pela OMS:

“Além do bem estar emocional provocado pela liberação de hormônios durante a prática da atividade física, treinar em academias possibilita o acesso aos profissionais que poderão prescrever um treinamento adequado as especificidades e objetivos do aluno, orientando a execução dos exercícios durante o treino, evitando lesões e alcançando um melhor resultado. A academia AQUASPORT, possui um grande diferencial, pois além dos departamentos de Ginástica e Musculação, conta ainda com um departamento Aquático e um estúdio de pilates, proporcionando ao aluno um vasto leque de opções para treinamento.”

Treino responsável

Com a liberação do governo para reabertura das academias.  A AQUASPORT, após um planejamento responsável, adotou medidas de proteção alinhada às exigências gerais de saúde e da OMS para aumentar a segurança dos alunos durante os treinos. Algumas dessas medidas foram:

  • Ar condicionado foi desligado sem comprometer a ventilação dos ambientes;
  • Áreas como a de musculação possuem muitas janelas que ficam abertas constantemente;
  • Aparelhos de cardio foram posicionados com o distanciamento ideal e isolados com placas de acrílico,
  • A maior parte das aulas coletivas é ministrada no solarium;
  • Lavatórios instalados e espalhados,
  • Álcool em gel 70% por toda a academia;
  • Medidor de temperatura digital e catracas de reconhecimento facial (devidamente higienizadas) na entrada;
  • Professores e funcionários com máscaras e face-shield.

Quanto às aulas de natação, é importante destacar que foi limitado o número de alunos na piscina, agora é apenas um de cada lado na raia  no caso natação infantil, é permitido apenas uma criança por mesa. Deste modo, o distanciamento seguro dos praticantes dessa modalidade é preservado.

Quer conhecer mais sobre os procedimentos de segurança da AQUASPORT? Clique aqui.

Como vimos, atividade física além de favorecer o aumento da imunidade e prevenir doenças mentais é uma das armas mais eficazes no combate do Covid-19, pois permite que o organismo se torne mais resistente.

Por essa razão, a AQUASPORT não está medindo esforços para amenizar o impacto da pandemia e os treinos podem ser retomados ou iniciados sabendo que ambientes foram reconfigurados e os funcionários treinados para atender as necessidades desse período.

Não é tempo de ficarmos parados, a prática de exercícios físicos, de forma leve e moderada, se faz necessária para o fortalecimento das nossas defesas, além de trazer a sensação de bem estar e nos distrair.

Cuide-se e fortaleça sua saúde, logo tudo isso passará!