O Mês Amarelo
Olá meus queridos do Pedaço! Entramos em um período do ano que nos inspira grandes reflexões existenciais. Setembro é o mês da Valorização da Vida e da Prevenção ao Suicídio, mês da cor amarela e de saber que não estamos sozinhos. Já mencionei, aqui, que atuei como voluntário no CVV tempos atrás. Foi um treinamento bastante sério e exigente, assim como é o trabalho de todos ali.
A gente chega no primeiro dia achando que vai aprender métodos, técnicas e teorias psicológicas para “ajudar os outros”, mas, no meu caso, descobri um monte de necessidades em mim. Fui convivendo com um imperativo bem diferente: deixar minhas imposições egóicas de lado e aprender a ESCUTAR. Esquecer a boca e os olhos e ser mais ouvidos e coração. Perceber um ser humano a cada toque do telefone, a cada conversa, a cada respiração ofegante — ou mesmo no silêncio absoluto — e ter a certeza, dia após dia, de que “NÃO ESTAMOS SOZINHOS”.
O problema do suicídio é tão complexo que não ouso falar nada sobre ele. E se você, que leu esse pequeno artigo, pensa em tirar a própria vida ou se encontra numa solidão desesperadora, não hesite, ligue: CVV 188. Se você tem acesso à internet: www.cvv.org.br
E tenha a certeza de que o respeito e o sigilo serão absolutos. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar por telefone, email, chat e voip.