ECOLOGIA INTERIOR 2 – Transformações para uma vida sustentável
Vamos continuar alimentando esse assunto, pois o número anterior do Pedaço da Vila, as portas para nossa transformação foram abertas. Agora eu quero convidar você a utilizar os “R”s do meio ambiente nos hábitos alimentares:
1 – Reutilizar: veja quantos alimentos podem ser aproveitados na íntegra como o caju, que gera o suco, a castanha e ainda sua fibra que gera um produto que utilizamos para fazer pratos deliciosos;
2 – Reduzir: comemos mais do que precisamos, temos mais apetite que fome, pense nisso;
3 – Reciclar: muitas partes do alimento não utilizado é desperdiçada por falta de conhecimento e mais, os resíduos da sua comida podem se transformar num precioso adubo e acrescento o
4 – REPENSAR: repense sua alimentação por inteiro, observe o quanto de alimentos industrializados você ingere, e uma mudança de hábito alimentar pode ensinar a você a repensar, repense…
Para mudar hábitos é necessário fazer uma desintoxicação que propiciará enxergar e sentir nos seus corpos físico, emocional e mental, uma vida natural e equilibrada.
É necessário experimentar como os alimentos gostosos: não adianta falar dele, você precisa comê-lo.
O mais interessante dessa experiência é voltar a ser natural e integrado a tudo, em seus pensamentos, sentimentos e ações.
Quando você medir sua Pegada Ecológica, um dos itens avaliado é a alimentação.
O planeta está doente, assim dizem alguns ambientalistas, mas lembraria: não podemos viver sãos num planeta doente. Portanto comece com você, torne-se saudável, para que nossa casa, nosso bairro, nossa cidade e nosso planeta também fiquem.
Comece a perceber e o que fazer para melhorar a sua casa interior, comece a fazer mudanças que só dependem de você, seja corajoso(a), tenha como meta uma vida sustentável, o MUNDO AGRADECE.
Marly Pedra
Médica, Homeopata, Nutróloga, Coordenadora do Programa Ecomida – Arte em Culinária Saudável e Nucleadora de Saúde Sustentável do Ecobairro. e-mail: marlypedra@terra.com.br