Quando foi inaugurada, em 1952, a biblioteca da Vila Mariana foi abrigada num pequeno sobrado da Rua Domingos de Morais, e tinha um acervo especializado em literatura infantil. “Ela funcionou ali por 13 anos”, conta a atual diretora da biblioteca, Sandra Machado Alves.

No dia 4 de abril de 1965, os livros foram transferidos para a nova sede, na Rua Sena Madureira 298, onde permanece. Só quatro anos mais tarde, porém, é que ela passou a se chamar Viriato Corrêa, uma homenagem ao escritor falecido dois anos antes.

Desde então ela se tornou um importante núcleo de formação de leitores no bairro. Hoje, a biblioteca pública municipal Viriato Corrêa, como é chamada, preserva um acervo de 50 mil exemplares constituído por livros de ficção e informação, revistas, multimídias, entre outros.

Foi na Viriato Corrêa que nasceu, em 1991, a Gibiteca Henfil, responsável por um dos mais importantes acervos de quadrinhos do país. “Ela ocupava metade do prédio. O acervo cresceu e, em 1999, ela foi transferida para o Centro Cultural São Paulo”, diz Sandra.

A grande mudança na Viriato Corrêa veio em 2008, quando ela se tornou uma biblioteca Temática em Literatura Fantástica. “Isso ampliou o acervo e o público. Essa segmentação ocorreu porque já tínhamos aqui uma identidade nerd muito forte”, explica a diretora.

O conceito da biblioteca ampliou nas últimas décadas às demais linguagens. Desde 2008 a Viriato Corrêa é palco da Jornada Noite Adentro, uma maratona de atrações – filmes, jogos, teatro, dança, bate-papo — inspiradas na literatura fantástica.

Sandra destaca que a biblioteca recebe projetos externos como peças, contação de história, palestras, oficinas… “A atividade precisa estar no perfil da Viriato”, diz. A programação, inteiramente gratuita, vai de peças teatrais à oficina de reciclagem (programada para o segundo semestre), de encontros da terceira idade (às quintas) a sessões de cinema. Por mês, o espaço acolhe 3 mil usuários.

Nesses últimos anos a Viriato Corrêa fortaleceu as suas raízes no bairro, afirma a diretora. “Essa conversa com a comunidade é essencial e diária, principalmente com as escolas e ONGS. A missão da biblioteca é a de abrir caminhos em todas as áreas do conhecimento”.

Embora a equipe tenha sido reduzida nos últimos anos, a biblioteca cumpre seu papel com excelência, diz Sandra. “Somos um grupo coeso, que gosta da biblioteca. É preciso sempre ter um olhar carinhoso para a cultura e a educação. Para mim, trabalhar aqui é uma grande realização. Sem educação e cultura o ser humano não evolui”, alerta.  

Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa: Rua Sena Madureira, 298. Tel.: 5574-0389. De segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às18h, e domingos, das 11h às 15h

49 comentários sobre “A fantástica biblioteca

  1. You can keep yourself and your family nearby being heedful when buying pharmaceutical online. Some druggist’s websites manipulate legally and put forward convenience, reclusion, cost savings and safeguards as a replacement for purchasing medicines. buy in TerbinaPharmacy https://terbinafines.com/product/dilantin.html dilantin

  2. Facts blog you be undergoing here.. It’s hard to assign strong status belles-lettres like yours these days. I honestly appreciate individuals like you! Rent guardianship!!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.