Obesidade em tempos de pandemia, como combater

Por conta do Covid-19 as pessoas, em grande parte, estão vivendo também a “pandemia da inatividade”. Isto está preocupando médicos e profissionais da saúde, pois a ausência de atividades físicas aumenta as chances de obesidade, além de outras patologias.

Estima-se hoje que a obesidade está associada a mais de 200 doenças, entre elas estão: AVC, hipertensão, infarto do miocárdio e diabetes. Sem contar que hoje é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer como o de útero, intestino, estômago, rins e mama, sem contar o risco de depressão e até mesmo de demência.

A pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que a cada dez pessoas, quase quatro engordaram durante a pandemia. O dado é alarmante, pois uma pessoa obesa tem uma expectativa menor do que uma pessoa não obesa. Vale ressaltar que excesso de peso é um fator de risco para aqueles que são atingidos, por exemplo, pelo novo coronavírus.

Uma análise feita pelo Banco Mundial, em agosto deste ano, apontou que a obesidade aumenta o risco de óbito em pacientes que contraem Covid-19 em quase 50% dos casos, e também pode limitar a eficiência de uma vacina contra o vírus. Já estudos americanos publicados revelaram que pacientes entre 18 e 49 anos fazem parte do subgrupo onde obesidade é o principal fator de risco – internados nessa faixa etária tinham a doença.

Uma das explicações para essa vulnerabilidade é que aqueles que estão acima do peso geralmente possuem uma menor capacidade respiratória e isso pode ser um fator de risco para as complicações respiratórias do Covid-19, além da dificuldade para tratamento e realização de exames, entre outros fatores. Ou seja, obesidade é um fator que pode colocar em xeque a vida de uma pessoa obesa diante a uma pandemia.

A importância das atividades físicas

Felizmente, obesidade não é uma doença irreversível, hoje existem muitas formas de tratamento e hábitos saudáveis que o paciente pode adotar para reverter seu quadro ou preveni-lo. Numa entrevista para o canal do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (no Youtube), o Dr. Gilberto Schwartsmann, chefe do serviço de Oncologia da instituição observa “A obesidade tem que ser vista com o mesmo olhar que a saúde pública tem em relação ao tabaco, que também é uma causa removível de doença.”

 Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de atividades físicas. Pacientes que abandonam o estilo de vida sedentário e passam a se exercitar com regularidade, só tem a ganhar. Já percebeu que quanto menos exercícios nós fazemos, mais escolhas alimentares ruins são feitas?  

Pois é, uma escolha negativa acaba influenciando outra escolha negativa, mas a boa notícia é que esse padrão pode ser modificado a qualquer momento, uma vez que uma atitude positiva influenciará tantas outras, expandindo assim as expectativas de vida com qualidade e trazendo bem estar diário.

Principais atividades para combater a obesidade

Ao saber que atividades físicas é um excelente método de tratar e prevenir a obesidade, resta agora saber quais são as mais eficazes para esta finalidade, não é mesmo? A pesquisadora Wan-Yu Lin, da Universidade Nacional de Taiwan, em Taiwan, chegou a essa resposta.

Após liderar uma pesquisa que revisou 18 tipos de atividades físicas que ajudam no combate à obesidade e examinar dados referentes a mais de 18 mil adultos, entre 30 e 70 anos, Lin e sua equipe descobriram os seis exercícios mais úteis para impedir o progresso da obesidade:

A pesquisa foi baseada na análise de cinco medidas dos participantes: o índice de massa corporal, percentual de gordura corporal, circunferência da cintura, circunferência do quadril razão entre cintura-quadril, e fez uso de dados internos do estudo, nomeado de Taiwan Biobank. A finalidade deste foi analisar a porcentagem de chance genética da doença.

Dentre todos os testes e estudos, a campeã foi a corrida, pois foi a atividade que  mais apresentou interações positivas com as medidas analisadas. É capaz de fazer com que o indivíduo perda mais gordura corporal durante o tempo que o exercício era realizado. 

Como visto neste artigo, é notório que pessoas que não costumam se exercitar sejam afetadas por doenças como a obesidade. Inclusive, a falta de exercício físico e maus hábitos alimentares, sobre tudo a ingestão excessiva de calorias, fazem com que o indivíduo produza mais energia do que gasta.

Este padrão traz diversas consequências negativas que acabam contribuindo para a somatização de outros problemas e patologias. Às vezes, sem perceber, entramos num ciclo vicioso de maus hábitos, onde uma coisa leva a outra e quando vemos virou um dominó de complicações que comprometem e muito nossa qualidade e tempo de vida.

Contudo, se tratando de bem estar, nunca é tarde para cuidar da saúde e como obesidade é um estado que pode ser tratado, reparado e prevenido, a melhor hora de começar ou voltar a praticar atividades físicas é agora. E para o sucesso dessa atitude é bastante benéfico contar com o suporte de uma academia. Afinal, além de toda uma estrutura montada para essa finalidade e profissionais para auxiliar e avaliar as necessidades particulares de cada um, montando treinos sintonizados.

Além disso, há professores acompanhando todo o processo, do início até as conquistas, os alunos podem aproveitar ao máximo o que de melhor cada atividade oferece.

Fontes: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/bbc/2020/08/30/interna_internacional,1180758/coronavirus-como-pandemia-de-sedentarismo-pode-levar-a-obesidade.shtml

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2020/08/30/coronavirus-como-pandemia-de-sedentarismo-pode-levar-a-surto-de-obesidade.htm

https://exame.com/ciencia/estudo-indica-6-atividades-fisicas-para-combater-obesidade/#:~:text=Caminhada%20e%20yoga%20est%C3%A3o%20entre,ajudam%20a%20combater%20a%20obesidade&text=S%C3%A3o%20Paulo%20%E2%80%93%20Segundo%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,indica%20excesso%20de%20peso%20corporal.

76 comentários sobre “Obesidade em tempos de pandemia, como combater

  1. PharmAu24 [url=https://pharmau24.com/#]Licensed online pharmacy AU[/url] Buy medicine online Australia

  2. affordable ed medication [url=https://eropharmfast.shop/#]Ero Pharm Fast[/url] ed medicines

  3. Over the counter antibiotics pills [url=https://biotpharm.shop/#]buy antibiotics from canada[/url] buy antibiotics from canada

  4. buy antibiotics [url=https://biotpharm.com/#]BiotPharm[/url] get antibiotics without seeing a doctor

  5. buying generic clomid no prescription can you get cheap clomid prices clomid pct how to get clomid price can i buy cheap clomiphene without dr prescription can i get cheap clomiphene price how to get cheap clomid without dr prescription

  6. Proof blog you procure here.. It’s hard to espy elevated status script like yours these days. I justifiably recognize individuals like you! Withstand mindfulness!! site

  7. I’m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. I’m going to bookmark your web site and maintain checking for brand spanking new information.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.