Pagamentos pelo Whatsapp Business serão liberados

O presidente do Banco Central, Roberto Campos, disse em evento da Bloomberg, conforme divulgado pelo Infomoney, que a função de pagamentos pelo Whatsapp “será aprovada”. Hoje está em fase de teste com cartões da bandeira Visa e Mastercad. Então, prepare-se que tem mais coisa vindo para além do PIX, cujos cadastros já estão sendo feito pelas instituições bancárias. Mas, vamos falar sobre como será no Whatsapp.

Pagamentos pelo Whatsapp

O aplicativo mais popular do mundo Whatsapp com mais de 2 bilhões de usuários no mundo e 120 milhões no Brasil está em processo final de regulamentação junto ao Banco Central brasileiro para ser liberado como meio de pagamento para o comércio e também para transferências de dinheiro entre os usuários, tarifa zero, sem precisar sair do aplicativo.

Aplicativos próprios

Muitas empresas fizeram seus aplicativos para estar nos celulares dos clientes e promover a fidelização com promoções e ofertas. O aplicativo próprio, além de facilitar a decisão do cliente, evitava as pesquisas no Google e nas redes sociais e processava o pagamento. Com essas vantagens as empresas começaram a criar seu aplicativos e estimular com vantagens a quem instalasse. Entraram nessa onda grandes empresas varejistas, bancos e estabelecimentos em vários segmentos. O resultado foi que o aplicativo começou a ocupar muito espaço na memória dos smartphones e os smartphones começaram a travar e as desinstalações começaram a ocorrer. Os usuários começavam a priorizar os essenciais como os aplicativos de banco. De acordo com pesquisa da Adjust, em média os aplicativos são desinstalados depois de 5,8 dias, conforme publicação no site Tudocelular.

Mercado do serviço de pagamento pelo Whatsapp

Pagamentos pelo Whatsapp

As micro e pequenas empresas são mais de dez milhões no Brasil, de acordo com as pesquisas do Facebook, e o uso do mais popular mensageiro pessoal, comprado em 2014 pelo Facebook, foi ampliando e aos poucos foi sendo utilizado no mundo dos negócios. O Whatsapp percebeu essa tendência e criou a versão Business, em 2018 para Android e 2019 para IOS, especialmente voltado para micro e pequenas empresas. Segundo Sebrae, o Whatsapp Business é usado por 72% de brasileiros que possui empresa de pequeno porte.

Diferencial do Business

No Business os recursos do Whatsapp foram incrementados. O Business tem funções estatísticas, catálogo de produtos, tageamento de clientes, todas funções importante para a realização do pedido, mas o pagamento ficava para os meios tradicionais: os cartões ou mesmo em dinheiro.

Em breve, de acordo com o Banco Central, será possível realizar o pagamento pelo próprio Whatsapp, ou seja, do pedido ao pagamento. Muitos que pensavam em fazer o seu próprio aplicativo, podem agora utilizar a nova função.

Por que Whatsapp fez esse serviço

Veja o que o diz o Whatsapp em seu texto informativo: “Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento. Além disso, (no caso de pessoa física), enviar dinheiro para seus amigos e familiares, (em qualquer lugar do mundo), vai ser tão fácil quanto enviar uma mensagem, o que é muito útil quando estamos fisicamente distantes”. (Whastapp)

Disseminação da função de pagamento pelo Whatsapp e segurança nas transações

Esse sistema de pagamento pelo Whatsapp, diz o Facebook, será incluído nos outros aplicativos da família Facebook com segurança.

A segurança para garantir as transações está sendo trabalhada pela equipe de tecnologia e a parceria com instituições financeiras poderá ser ampliada: “Um dos pilares da criação do recurso de pagamentos é a segurança, e para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação”.

“A princípio, nossos usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil (Visa), Nubank (Mastercard), Sicredi (Mastercard e Visa) e Woop, a conta digital da Sicredi. Porém, nosso modelo de programa é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos pelo Whatsapp serão processados pela Cielo, líder no setor de processamento de pagamentos no Brasil.” (Whastapp)

As transferências entre pessoas físicas, nos pagamentos pelo Whatsapp, não serão taxadas, mas as pessoas jurídicas terão a taxa de 3,99%, que é comum nas transações feitas com cartões de crédito.

O Whatsapp deve fazer parte da sua estratégia de negócios on line e para montar essa estrutura existe um curso passo a passo que tem milhares de alunos, nele você saberá de todos os segredos e poderá fazer seu negócio on line para promover vários produtos ou criar o seu produto e comercializar no seu home office (informações importantes sobre home office, clique aqui) ou também assessorar pequenos e médios negócios sendo Social Mídia. Aproveite e ganhe um e-book para saber o que é ser um empreendedor digital, clique aqui e baixe seu e-book.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail [email protected] ou coloque nos comentários abaixo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.