Meu ilustre amigo

Esse mês vou falar de um vizinho ilustre, o jurista e gramático José Cretella Júnior*. Ele também é meu vizinho, da rua França Pinto e corto o cabelo dele e faço sua barba há 50 anos, com muita honra! Fui eu que indiquei a entrevista que o jornal fez no Pedaço da Vila (edição 75, de 08/2008).

Mês passado, o estimado amigo recebeu o título de Professor Emérito 2010 – Troféu Guerreiro da Educação. Esse prêmio é concedido todos os anos no Dia do Professor, pelo Estado e pelo Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) a personalidades que se destacaram ao longo de sua carreira pela dedicação ao ensino e a defesa da educação.

Há mais de cinquenta anos, ele vive na Vila Mariana com sua esposa Agnes, também advogada. Prezo muito o prof.o Cretella, sua esposa e seus filhos. De seu apartamento, ele avista a janela da filha, que mora no prédio em outra rua.

Ele foi com a sua esposa receber o prêmio e, mais uma vez, foi reconhecido como um grande homem que sempre lutou pelos valores mais importantes da vida: a família, a ética e a honradez. E que nunca se cansa de defender que só por meio da educação do povo é possível criar um país melhor.

*José Cretella Júnior nasceu em Sorocaba. Veio para a capital estudar Letras e Direito na Universidade de São Paulo (USP). Desde então sua trajetória está ligada à universidade. Em 1965, tornou-se livre-docente e, em 1969, professor-titular. Lecionou até 1990. Ocupa a cadeira número 1 da Academia Paulista de Letras. Publicou mais de 120 obras em Direito, Língua Portuguesa e Latim. Entre seus livros mais famosos, estão Comentários à Constituição de 1988 e o Tratado do Direito Administrativo.