ATITUDE
- Edição 84 - Jun/2009
Denise Delfim

SEGURANÇA PÚBLICA E CULTURA DE PAZ

 

De 27 a 30 de agosto de 2009 o Brasil estará reunido em Brasília na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, quando ali serão identificados princípios e diretrizes para uma nova mentalidade na Segurança. Essa nova mentalidade está sendo criada nas Etapas Estaduais, Municipais e Livres, quando 30% de gestores e em igual número os trabalhadores da segurança pública juntamente com 40% da sociedade civil apresentarão propostas para que o Brasil marque na história esta nova fase. Inspirados pelo texto-base que oferece sete eixos temáticos a saber:

Eixo 1 – Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo Eixo 2 – Financiamento e gestão da política pública de segurança Eixo 3 – Valorização profissional e otimização das condições de trabalho Eixo 4 – Repressão qualificada da criminalidade Eixo 5 – Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz Eixo 6 – Diretrizes para o Sistema Penitenciário Eixo 7 – Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimento Emergenciais e Acidentes

Mais informações no site www.conseg.gov.br

A Cidade de São Paulo realizou a sua Etapa nos dias 30 e 31/05, no Auditório da FMU da Liberdade, com resultado das mobilizações que aconteceram nas quatro regiões da Cidade. O da Zona Sul, aconteceu no Auditório da ESPM na Vila Mariana - dia 23/05. Mais de cem pessoas de diversos setores começaram a refletir em grupo sobre a importância da nova mentalidade.

Como nada acontece por acaso, no dia 25/05 à noite, à subprefeitura da Vila Mariana reuniu os cidadãos na Cinemateca para fazer um exercício de democracia participativa. Na ocasião, o subprefeito Maurício Pinterich apresentou sua metodologia de trabalho na construção do planejamento das necessidades da região, entregando a todos um questionário para identificar as necessidades locais. (leia mais no www.pedacodavila.com.br/Umas e Outras). Depois abriu espaço para que as pessoas se manifestassem livre-mente. Um exemplo de cultura de paz na política.

Em seguida, junto com os amigos da Secretaria do Verde, falou da importância da criação do Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da nossa subprefeitura. Fizeram, então, as apresentações iniciais e marcaram um encontro mais esclarecedor sobre a criação do Conselho para o dia 15/06, segunda-feira, às 19h - que deve acontecer mais uma vez na Cinemateca. Participe!

Como vocês puderam observar a Vila Mariana reuniu, quase na mesma data, dois encontros, de Segurança Pública e outro de Democracia Participativa = Cultura de Paz. Muitos perguntarão o por quê de tal associação? Como vocês puderam observar no item cinco dos eixos temáticos a cultura de paz se casa com a prevenção. Muitos imaginam que o ideal da Segurança Pública é termos guardas espalhados a cada esquina. Na verdade, a Segurança Pública é o resultado de todos os esforços da sociedade: educação, cultura, espiritualidade, política com democracia, saúde, economia, comunicação e meio ambiente.

Dentro dessa perspectiva estamos promovendo cultura de paz, pois a garantia de direitos da população passa por um exercício permanente de cidadania, no nível planetário, do pensar global para o agir local. Portanto participe!

Cuide de sua casa e amplie seu olhar no que está acontecendo no seu quarteirão, no seu bairro e na subprefeitura. Venha exercitar a construção conjunta, o aprimoramento do senso comum, ouvir para compreender as necessidades de seus semelhantes. É a hora que poderemos construir uma política sustentável na vizinhança. Saudações de Paz!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019