ATITUDE
- Edição 78 - Nov/2008
Jean Massumi

Respiração Alterada

Muito tem se falado da importância da respiração e seus efeitos em nosso cotidiano. "A respiração é a base de tudo", dizem alguns defensores. "Respirando mal,tudo vai mal..." concluem.

De fato, a respiração tem fundamental ação em assuntos emocionais. Para se ter uma idéia, a medicina tradicional chinesa considera os pulmões como os administradores da tristeza. Na Yoga, antes de qualquer postura física aprendemos a respirar utilizando bem a força do diafragma (o sucesso de algumas posturas só é possível com um uma correta respiração). Sem falar nas inúmeras técnicas meditativas que incluem a respiração como indutores de um estado de maior concentração (há técnicas inclusive que fazem uso da hiper-ventilação para alcançar estado alfa).

O que gostaria de propor neste mês, é um exercício bastante fácil e de resultados incríveis. Chamamos de respiração alternada: sentado confortavelmente, você irá colocar a mão direita na altura do nariz. O polegar irá tocar a narina direita. Os dedos indicador e médio irão tocar a testa entre as sobrancelhas, e os dedos anelar e mínimo irão tocar a narina esquerda (a foto ilustra a posição). Inspirar com a narina direita, bloqueando a narina esquerda. Prender um pouco, soltar a pressão dos dedos e expirar pela narina esquerda, bloqueando a direita. Inspirar pela narina esquerda, bloqueando a direita. Prender um pouco, soltar a pressão dos dedos e expirar pela narina direita bloqueando a narina esquerda.

No começo é um pouco difícil de coordenar, mas vocês irão perceber o quanto ajuda na concentração e no cansaço mental (dentre outras coisinhas)

Muito obrigado e parabéns ao nosso querido Jornal Pedaço da Vila. Até o mês que vem!

Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Joaquim Távora, 1398. Tel. 5908.0121
jmhara@uol.com.br

 

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019