ATITUDE
- Edição 76 - Set/2008
Jean Massumi

CRENÇAS

 

CRENÇAS

Assim que me formei, há 12 anos, meu grande interesse eram as técnicas e suas aplicações. Procurava sempre cursos complementares para satisfazer essa busca pela técnica perfeita. Logo que ouvia falar de algum professor ou mestre de sucesso, ia visitá-lo e tentar saber mais sobre seus conhecimentos. Aprendi muito, comecei minha vida profissional e os pacientes me ensinaram uma outra lição: técnica não é tudo.

Com a sequência de atendimentos verifiquei que as emoções eram tão importantes quanto o físico. As dores emocionais doem talvez muito mais que as dores físicas. Como não sou psicólogo, ouvia atentamente aquilo que os pacientes traziam, trocávamos experiências, pois acredito que o ato de falar, desabafar, já tira um peso enorme dos ombros. Aliviava, algumas vezes resolvia, mas ainda não era o X da questão.

Então, de uns tempos para cá, me entreguei a uma evidência: não existe poder curativo maior que as crenças das pessoas. A fé - e entendam fé no sentido amplo -é nosso grande poder. Acreditar é a palavra-chave para pacientes e terapeutas.Ter fé nos torna otimistas, renova a esperança, e afasta o grande vilão em qualquer processo de cura: o medo.

Depois que cheguei a essa conclusão pensei: "Uau!!!Vou escrever um livro e ganhar uma fortuna com isso!!! Vou demonstrar esta verdade com os casos que vi no consultório!!". Meu sonho milionário durou muito pouco.Quando fazia minhas orações de noite, me lembrei que teve gente falando isso há mais de 2000 anos ...

Jean Massumi é massoterapeuta

                                                          Rua Joaquim Távora, 1398. Tel. 5908.0121 jmhara@uol.com.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019